Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Dezembro de 2004 às 20:53
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Durante coletiva concedida na manhã desta terça-feira (21.12), a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, lançou o novo sistema de matrícula por Central de Atendimento Telefônico, o “Disque-matrícula”.

A novidade valerá para seis municípios já no próximo ano. Os alunos das escolas estaduais de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Tangará da Serra, Rondonópolis e Cáceres deverão realizar as suas matrículas pelo telefone 0800 647 3035 entre os dias 3 e 23 de janeiro.

De acordo com a secretária, o novo sistema tem como objetivo garantir vaga nas escolas da rede estadual de ensino, por meio de critérios democráticos, transparentes e de forma ágil. “Queremos proporcionar aos pais e alunos maior comodidade. Com esse sistema estamos evitando aquelas enormes filas que se formam nas escolas. Agora, com tranqüilidade, os pais poderão matricular os filhos por telefone. Posso assegurar que o sistema é seguro, sendo que todos que desejarem estudar nas escolas da rede estadual terão vaga garantida”, frisou a secretária.

A Seduc elaborou um cronograma para a realização das matrículas pelo Disque-matrícula. O primeiro passo para o candidato será a ligação para a central de atendimento, para realizar a pré-matrícula, que acontecerá entre os dias 3 e 23 de janeiro. A partir do dia 24, até o dia 26 de janeiro, a secretaria fará a análise de critérios das matrículas.

Entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro os alunos retornam a ligação ao Disque-matrícula para saber a escola a qual conseguiram a vaga. A confirmação das matrículas deverá ser feita pelos estudantes a partir do dia 31 de janeiro na própria escola. Ao final da inscrição, o atendente confirmará com o candidato as informações prestadas e informará o número da inscrição, que será necessária para futuras consultas.

Para fazer a matrícula, o candidato ingresso nos Ensinos Fundamental e Médio e egresso de outras escolas ou redes de ensino deverão ligar para a Central de Atendimento e informar a série e turno pretendido, nome completo, e dados pessoais, se Portador de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE), endereço completo, nome da mãe e do pai e responsável, CPF dos pais ou responsável e rede de origem.

Todas as informações declaradas terão que ser comprovadas durante a confirmação da matrícula que será feita na escola. O candidato também deverá optar por cinco escolas de preferência. “Caso não haja mais vaga em uma das unidades escolhidas, teremos outra opção para encaixar o estudante, de acordo com os critérios especificados”, destacou a superintendente de Gestão Escolar, Roberta Pinto Penna.

Têm preferência de vagas candidatos que estão entrando na vida escolar, residentes no bairro da escola pretendida, Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, alunos com idade correspondente à série, provenientes da rede estadual de ensino, provenientes da rede municipal, local de trabalho próximo à escola e candidatos que possuem irmãos na escola pretendida. A previsão é que 30 mil novos alunos passarão a estudar na rede estadual de ensino.

A Seduc irá fazer o reajuste de vagas e a pré-matrícula da lista de espera no período de 7 a 11 de fevereiro.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363146/visualizar/