Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 23:15
Por: Karoline Garcia

    Imprimir


O levantamento apresentado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso mostra que os crimes contra o patrimônio e contra a vida tiveram grande redução em 2004, quando comparado a 2003. O índice de homicídios registrados aponta que até novembro foram 186 homicídios, contra 225 casos ocorridos no mesmo período de 2003.

A expectativa é ter uma redução de até 10% das ocorrências em relação ao ano passado, ou seja, pelo menos 25 casos a menos que em 2003. Em Várzea Grande os dados também são satisfatórios, sendo que foram registrados 87 casos de homicídio, até o novembro a Polícia Civil tem registrado 60. O percentual de redução, em relação a 2003, estimado chega a 25%.

Os chamados crimes contra o patrimônio, os roubos e furtos, tendem a apresentar redução significativa. Para os casos de roubo estima-se queda de até 22% na capital. Em 2003 foram contabilizados 6.660, já até novembro deste ano foram 4.859 ocorrências. Várzea Grande segue a tendência de queda da capital, ou seja, decréscimo de 13%. O diretor da PJC considerou que o crime está sobre controle se referindo aos dados apurados pela instituição.

Os números foram apresentados durante uma entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (17.12) pelo o secretário de Segurança, Célio Wilson, pelo o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Romel Luiz dos Santos, pelo comandante da Polícia Militar, Coronel Vitor Hugo Metelo, pelo secretário adjunto do Sistema Prisional, Sebastião Ribeiro, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Brugnoli. Eles apresentaram os dados estatísticos registrados pela PJC/MT até novembro deste ano.

Célio Wilson apontou que os investimentos aplicados na área da segurança pública, inclusive na capacitação dos profissionais, é um dos fatores que têm contribuído para os bons índices. “É uma luta diária, ainda temos que melhorar mas fecharemos a ano com bons resultados. A justificativa para isso está no investimento em equipamentos, ampliação do efetivo, valorização do pessoal e outra série de ações que estão sendo tomadas pelo governo”, disse o secretário.

O secretário adjunto do Sistema Prisional, Sebastião Ribeiro, apontou que a confiança adquirida pela população nas policias também é um fator relevante. “Elas acreditam nas instituições, procuram mais por acreditarem que não haverá impunidade. É satisfatório esse voto de confiança que a população tem dado à segurança pública do Estado”, afirmou.

Também foram apresentados os números referentes às ocorrências de furtos e roubos e furtos de veículos. Os casos de roubo de veículos deverão ter uma redução de até 38%, na Capital. O mês de dezembro, conseqüentemente, o resultado do corrente ano, será fechado em janeiro.

Romel dos Santos lembrou que a potencialização dos recursos é outra iniciativa adotada que dado bons resultados. “É somar esforços, mobilizando os recursos que temos nas mãos. Um exemplo são as ações do final de ano que, por exemplo, a Delegacia da Natureza colabora com a de Roubos e Furtos”, destacou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363854/visualizar/