Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 15:44
Por: Ana Assumpção

    Imprimir


As escolas estaduais Dona Rosa Frigger Piovezan, de Comodoro (677Km de Cuiabá) e Antônio Gröhs, de Água Boa (736Km) realizam ações pedagógicos que buscam conscientizar os alunos e comunidade, sobre a necessidade de limpar e preservar a escola e o meio ambiente. Os temas desenvolvidos são: “O Lixo na Escola” e “O Lixo Gerando Bem Estar e Ajudando a Preservar o Meio Ambiente”.

Em Comodoro, a primeira atitude tomada pelos alunos do Ensino Fundamental foi coletar lixo reciclável em casa e nas vias públicas. O material recolhido foi separado e classificado para então ser vendido para uma empresa de reciclagem. O lucro arrecadado foi investido em mudas de árvores ornamentais, que arborizaram a escola e as casas dos alunos participantes.

O trabalho também envolveu a conscientização dos moradores da cidade, aulas teóricas e práticas sobre degradação do meio ambiente, além de uma vasta pesquisa de reaproveitamento hídrico. Segundo o idealizador do projeto e professor, Amarildo José Faria, a escola é uma agente transformadora e formadora de cidadãos. "Nós educadores podemos modificar a visão a respeito do meio ambiente, mostrando que é essencial preservá-lo", disse.

Além da conscientização e locais mais limpos em volta da escola, o projeto ajudou a combater o mosquito da dengue. “Ao contrário de 2003, que houve muitos casos de dengue registrados no posto de saúde do nosso bairro, em 2004 não houve um sequer”, ressaltou Amarildo Faria.

Já com o projeto “Lixo na Escola”, a cidade de Água Boa foi beneficiada com um mutirão de alunos da escola, que distribuíram panfletos e conversaram com a população sobre a separação e armazenamento do lixo, para assim evitar doenças. “Nossos estudantes foram multiplicadores dos ideais do projeto”, falou a técnica em Multi-meios, Marisa Saedt.

Participaram alunos da 6ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Eles conheceram o lixão da cidade, aprenderam sobre doenças causadas a partir do lixo e realizaram um trabalho de reutilização. O lixo foi separado em orgânico e inorgânico. “Reciclamos papel e outras sucatas. Aproveitamos o lixo orgânico para servir de adubo à horta que criamos para complementar a Merenda Escolar. Hoje temos outro projeto com o tema a “Alimentação, Nosso Desafio”, destacou a técnica.

Não apenas Matemática e Português devem fazer parte do cotidiano de uma escola. As questões ligadas ao meio ambiente também devem constar no currículo dos alunos e ações como estas transformam a escola e fazem do aprendizado algo mais atrativo.

MOÇÃO HONROSA – Pela iniciativa de estar desenvolvendo esses projetos, “O Lixo na Escola” e “O Lixo Gerando Bem Estar e Ajudando a Preservar o Meio Ambiente”, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso concedeu, no mês de novembro, Moção de Louvor às escolas estaduais Dona Rosa Frigger Piovezan, de Comodoro (677Km de Cuiabá) e Antônio Gröhs, de Água Boa (736Km).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/363920/visualizar/