Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 10:44
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


Cento e sete servidores do Estado receberam nesta quinta-feira (16.12) o certificado de conclusão dos cursos de pós-graduação latu sensu em Gestão Pública e Gestão de Pessoas realizados gratuitamente pela Escola de Governo, em parceria com o Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa (Uniemp) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. A intenção do Governo é de que as pesquisas produzidas pelos especialistas contribuam para a desburocratização e a modernização da administração pública.

"As monografias foram focadas em elementos da vida prática, que cada servidor tem na sua Secretaria", explicou o secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto. "Logo, já são estudos para cada Secretaria propor melhorias administrativas e de gestão de pessoas".

Os 107 servidores fazem parte da primeira turma de especialistas em Gestão de Pessoas e Gestão Pública formados pela Escola de Governo. São funcionários de diversas Secretarias de Estado. "Estes estudos serão a primeira porta de modernização e o primeiro grande avanço que estes servidores vão prestar para suas Secretarias", afirmou De Vitto.

A pós-graduação de Gestão de Pessoas disponibilizou instrumentos para aprendizado da qualidade do serviço público, avaliação de desempenho, clima organizacional, gestão de carreira e outras linhas de pesquisa. Foi no trabalho diário, na gerência de planejamento e controle da Secretaria de Administração (Sad) que a servidora Rosemary da Silva Arruda buscou elementos para sua pesquisa de conclusão de curso de Especialização em Gestão de Pessoas.

"Nós queríamos saber o nível de satisfação do cidadão que vai procurar o serviço da Sad e também como anda o atendimento que o servidor presta ao cidadão", informou. O resultado da pesquisa apontou alguns itens que poderiam ser melhorados. De acordo com a servidora, a conclusão foi apresentada ao secretário da Pasta, que achou válidas as observações e tomou providências em relação aos itens destacados.

Os alunos de pós-graduação de Gestão Pública aprenderam sobre avaliação de processos, estrutura organizacional, fontes de financiamento e outros temas. "Este curso deu condições para os servidores entenderem a política pública como um todo e não só dentro do seu setor específico, no qual trabalha", disse o formando Juracy Alves de Oliveira, que trabalha como gestor governamental da Secretaria de Planejamento (Seplan). "Essa percepção faz com que a nossa atuação possa ser mais estratégica e para que possamos ampliar mais o resultado da ação pública", complementou.

PÓS-GRADUADOS: servidores agora têm o compromisso de transformar o conhecimento adquirido em melhoria do serviço público O tema da monografia desenvolvida pelo servidor foi "gestão pública e participação social". "Este tema já está inserido nas políticas públicas da atual gestão, como instrumento de planejamento, na elaboração do PPA (Plano Plurianual)", disse. "A proposta é ampliar essa participação social. Com uma participação mais estratégica que possa influenciar de fato", disse, ressaltando que é a sociedade quem deve nortear e determinar as prioridades das políticas públicas e cobrar dos dirigentes públicos estas ações.

De acordo com o diretor geral da Escola de Governo, Almir Balieiro, a proposta é que as pesquisas realizadas pelos alunos contribuam para a melhoria dos trabalhos realizados pelos órgãos públicos. "O nosso entendimento é de que o conhecimento deve ser socializado", disse. Por isso, todas as pesquisas serão disponibilizadas no site da Escola, no endereço: www.escoladegoverno.mt.gov.br. "Estes servidores agora são especialistas. Esperamos que eles possam colocar estes conhecimentos em prática nos órgãos que trabalham e realizando novas pesquisas", disse.

VALORIZAÇÃO - O investimento na formação dos servidores é um dos elementos que faz parte da política do Governo de valorização do servidor público. "Antes o Estado estava nivelado por baixo, o servidor que tinha especialização ganhava o mesmo de quem tinha saído da universidade. Hoje o Estado privilegia se você tem curso de pós-graduação como o mestrado", disse o secretário de Estado de Planejamento, Yênes Magalhães, que participou da solenidade de formatura, representando o governador Blairo Maggi.

Na avaliação do secretário, esta iniciativa é muito importante para que as pessoas busquem a continuação dos estudos. "Tenho a convicção de que em relação ao início da gestão, vamos chegar ao final do Governo com nível extremamente elevado", disse.

"Tenho dito que a Gestão Maggi só está conseguindo fazer um grande trabalho, não só pelas obras que a gente está efetuando, nem pelas ações que o Estado está fazendo, eu acho que tudo isso faz parte de uma finalização. O mais importante é o modelo de gestão que o governador Blairo Maggi está implementando no Estado", disse, citando como exemplo as parcerias que o Estado tem feito com produtores rurais para o asfaltamento de rodovias, fruto, segundo o secretário, da credibilidade que o Governo tem perante a população.

"O Estado precisa hoje mudar sua forma de gerir, e não podemos parar por aqui. Esperamos que estes gestores que estão se formando continuem estudando e que auxiliem o Estado a buscar mecanismos para ajudar a diminuir a deficiência que tem, como por exemplo desburocratizar a máquina pública", afirmou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/364007/visualizar/