Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 11 de Dezembro de 2004 às 20:55
Por: Nika Pereira

    Imprimir


O servidor Luciano Régis, 18 anos, estudante da Escola Estadual André Avelino, localizada no CPA, foi o único representante de Mato Grosso no primeiro encontro do projeto Parlamento Jovem Brasileiro, realizado de 6 a 9 de dezembro de 2004, em Brasília. O encontro reuniu alunos de todo o país, que foram diplomados para exercer durante quatro dias a função de deputado federal.

Com o slogam “Você participou aqui fora e está na hora de participar aqui dentro”, os estudantes defenderam projetos produzidos na escola para a melhoria da qualidade de vida do jovem, tanto na educação quanto na área social. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de articulação política para votação e aprovação dos projetos.

O projeto apresentado pelo estudante, Luciano Régis, foi sobre a criação do Conselho Nacional de Políticas Públicas da Juventude, que deve ser composto por representantes de várias entidades da sociedade civil organizada, ligadas ao setor juvenil, como o Movimento Estudantil, Sindical, Ong’s Ambientais, Juventude Partidária, Lions, Rotary e Escoteiros.

O trabalho começou a ser idealizado no início de 2003 em uma oficina que discutia o movimento estudantil, onde participaram vários representantes de escolas na área jovem. “Percorremos um longo caminho antes de chegar em Brasília. Ampliamos o debate para outras escolas e municípios, como Sinop, Tangará da Serra, Pontes Lacerda, Barra do Graças e Rondonópolis”, destaca o assessor estudantil Benedito Lucas.

O projeto já foi apresentado na Assembléia Legislativa com o objetivo de criar o Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude. “Entregamos o projeto na Assembléia e esperamos que algum deputado adote a idéia e leve a votação”, ressalta Benedito Lucas.

Para o estudante e servidor, Luciano Régis, o encontro serviu como um laboratório político, onde vários estudantes trocaram idéias sobre o sistema que rege as leis do país.”Participei de todas as votações, debates e fui até presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social. Percebi que o conselho é fundamental para o jovem defender e lutar pelos os seus direitos”, salienta o estudante.

PARLAMENTO JOVEM - O projeto permite aos alunos do Ensino Médio e Superior, presenciar a prática legislativa durante a experiência de um dia nas instalações da Câmara Federal. Os jovens são selecionados pelas secretarias estaduais de Educação com o objetivo de mostrar a prática do trabalho do parlamentar, reproduzindo as principais atividades legislativas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365127/visualizar/