Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 11 de Dezembro de 2004 às 07:25

    Imprimir


Um grupo de cientistas europeus descobriu um antibiótico mais eficaz para o tratamento da tuberculose, depois de testá-lo com ratos de laboratório e ver que é tolerado pelo ser humano, anunciou a revista Science nesta quinta-feira.

A tuberculose é a doença infecciosa mais mortal depois da Aids, e causa anualmente cerca de dois milhões de mortes. Pelo menos onze milhões de adultos no mundo todo têm as duas enfermidades.

O novo remédio, que constitui a primeira novidade farmacológica em 40 anos para o tratamento da tuberculose, consegue acelerar o tratamento padrão para combate da doença.

O médico belga Koen Andries, à frente da investigação, assegura que seu composto é "o primeiro antibiótico que consegue combater uma bactéria inibindo sua provisão de energia".

Nos experimentos com ratos ficou demonstrado que a substituição de um dos remédios do coquetel recomendado pela Organização Mundial da Saúde para o tratamento da tuberculose pelo novo remédio conseguia dobrar a eficácia desse tratamento.

Os pesquisadores constataram que os ratos tratados com o novo composto conseguiam reduzir as bactérias nos pulmões na metade de tempo, em comparação com os ratos que continuavam com o coquetel típico.

Abreviar um tratamento já longo, de até seis meses, permitirá torná-lo mais efetivo, explicam os autores em seu estudo. Atualmente, muitos pacientes abandonam o tratamento antes de ficar totalmente recuperados, por causa dos efeitos colaterais.

No estudo, os pesquisadores destacam que embora o novo remédio não tenha causado efeitos em seres humanos sãos, ainda falta terminar o ensaio clínico com pacientes com tuberculose.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365206/visualizar/