Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 07:54

    Imprimir


Consumir grandes quantidades de ácido fólico durante a gravidez para evitar que o bebê nasça com a espinha bífida pode aumentar o risco de câncer de mama, segundo um estudo publicado hoje, sexta-feira, pela imprensa britânica.

Cientistas da Universidade de Bristol, no oeste do Reino Unido, publicaram os resultados de uma pesquisa feita com quase 3.000 mulheres ao longo de 30 anos, durante os quais elas consumiram cápsulas de ácido fólico durante os meses de gestação, um hábito muito difundido entre as grávidas de hoje.

O estudo, publicado no British Medical Journal, constatou um maior número de mulheres com câncer de mama entre as que tinham tomado maiores quantidades - 5 miligramas ao dia - da substância.

Ao todo, foram registradas seis mortes causadas pela doença, o dobro de casos em relação ao grupo de mulheres que consumiu placebo.

O Ministério da Saúde britânico lembrou, no entanto, que geralmente se recomenda uma dose diária de 0,4 miligrama de ácido fólico, quantidade muito inferior à máxima administrada no experimento.

O ácido fólico protege o bebê de nascer com a espinha bífida, um defeito congênito que afeta a coluna vertebral e, em alguns casos, a medula espinhal.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365356/visualizar/