Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Dezembro de 2004 às 07:20

    Imprimir


Brasília - O ministro da Educação, Tarso Genro, conseguiu nesta quinta-feira o apoio de todos os líderes da base aliada e da oposição para dar urgência ao projeto de lei que destina 50% das vagas das universidades federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em especial os negros e indígenas.

A proposta foi enviada para o Congresso pelo governo em maio e deverá ser votada pelo plenário da Câmara na semana que vem.

A proposta estabelece que as universidades reservarão, no mínimo, 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.

mínima de autodeclarados negros e indígenas igual à proporção de pretos, pardos e indígenas na população do Estado onde está a universidade pública, segundo o último censo do IBGE.

O projeto prevê ainda que as universidades terão o prazo de 240 dias, oito meses, para se adaptaram às cotas.

O ministro esteve pela manhã na Comissão de Educação da Câmara para debater o projeto de cotas. Mas, como a proposta tem o consenso de todos os partidos, a audiência pública da Comissão acabou se transformando em um debate sobre a medida provisória que destina 7% das vagas em universidades privadas com fins lucrativos para alunos carentes.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365368/visualizar/