Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 12:25
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Comunicação Social de Mato Grosso está lançando o “Manual de Redação, Estilo e Procedimentos”, um instrumento de apoio aos jornalistas e assessores de Imprensa que trabalham nas Secretarias de Estado e órgãos vinculados ao Governo.

Elaborado pelo jornalista Antonio de Souza, superintendente de Comunicação Social da Secom, o manual vem facilitar o trabalho das assessorias, com a padronização dos procedimentos que devem ser adotados por todas as assessorias nas Secretarias, Autarquias e Fundações vinculadas ao Governo de Mato Grosso.

“O objetivo do presente manual é claro: estabelecer os princípios que garantam a unificação da linguagem da Comunicação Social do Governo de Mato Grosso, melhorando a qualidade do serviço prestado”, afirma Antonio de Souza.

Na primeira edição, o manual tem 54 páginas e contém os seguintes itens: Introdução, Padrão Jornalístico, Formato dos Textos, Precisão e Variedade, Padronização e Estilo, Gramática, Procedimentos. Este item é subdividido em Centralização do Material, Deadline da Secom, Como Enviar Seu E-mail à Secom, Padrões Técnicos Exigidos Pelo Site Secom, Escolha Dos Temas Trabalhados Pela Assessoria, Fotografias, Relação Com a Imprensa, Agendamento de Eventos e Coletivas, Mailing, Banco de Fontes, Aposte no Planejamento do Trabalho, O Que Produz Uma Assessoria de Imprensa, Arquivo e Banco de Dados e Algumas Dicas.

O manual contém, ainda, quatro anexos. O primeiro refere-se a distâncias entre os Municípios e a Capital. O Anexo 2 traz uma relação de siglas de Secretarias (exemplo: Secitec-Secretaria de Ciência e Tecnologia), órgãos (ex.: Fapemat-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) e Programas do Estado (ex.: Ceprotec-Programa Estadual de Educação Profissional e Tecnológica). Já o Anexo 3 trata do Decreto de n° 350, de 16 de abril de 2003, que delega à Secom a responsabilidade pela Política de Comunicação da Administração Estadual. Por fim, o Anexo 4 traz uma relação dos telefones do Governo do Estado, facilitando, assim, a atividade jornalística.

Conforme consta na introdução do livro, ao sistematizar no manual as principais regras que deverão ser seguidas pelas assessorias, a Secom pretende “oferecer subsídios à atividade jornalística, sem impedir o exercício da criatividade, nem tampouco impor camisa-de-força aos profissionais”.

Na elaboração do manual, buscaram-se subsídios na obra do professor Sérgio Nogueira (Português do Dia-a-Dia) e em manuais já consagrados nacionalmente, como os dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e também no manual elaborado pela Secom do Governo do Amazonas, o Amazonas Press.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365619/visualizar/