Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 10:06
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Em resposta a um ofício enviado pela Promotoria de Defesa do Consumidor, o Imeq informou que o trabalho de aferição dos parquímetros em Cuiabá demandaria um prazo mínimo de 60 dias. Isso significa que a cobrança pela utilização das vagas de estacionamento no centro de Cuiabá e nas principais ruas somente acontecerá no próximo ano, talvez no final de janeiro. A assessoria da empresa Metro Park Administração Ltda, que venceu a licitação da prefeitura em janeiro para a implantação e exploração do sistema, informou ontem que até que os equipamentos sejam verificados e recebam o selo de aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), continuará o trabalho de orientação dos motoristas.

No ofício, datado de 30 de novembro, o superintendente em exercício do Imeq, engenheiro agrônomo Franz Ikemil Shimoya, informou ao promotor Ezequiel Borges que “devido ao interesse da coletividade, o Imeq está tentando desenvolver mecanismos para a realização de ensaios metrológicos, a exemplo do que acontece em Mato Grosso do sul, onde tal procedimento já é feito. Tal trabalho demandaria um prazo mínimo de 60 dias”, disse. A Metro Park acredita que esse prazo possa ser diminuído se for utilizado o modelo de aferição já implantado pela Agência Estadual de Metrologia (AEA) em Mato Grosso do Sul. Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, a Metro Park já opera o sistema há dois anos e em novembro passado os equipamentos começaram a ser aferidos.

No mesmo dia em que o Imeq enviou ofício à Promotoria, 30 de novembro, a Metropark protocolou oficialmente no órgão um pedido de verificação dos parquímetros. Segundo o gerente regional da Metro Park, Edgar Braga, a empresa desenvolveu um sistema de testes internos para garantir a contagem correta do tempo para os parquímetros, que são equipamentos lacrados e cujo software não sofre alteração externa.

Ter o selo do Inmetro significa que o equipamento foi aferido pelos técnicos e apresenta condições técnicas em conformidade com parâmetros pré-estabelecidos. Segundo o Imeq, que representa o Inmetro no Estado, sem esta autorização, as multas que forem aplicadas aos motoristas que estacionem seus veículos além do tempo permitido, poderiam ser contestadas tanto na esfera administrativa como na judicial.

A Metro Park instalou na capital 865 parquímetros que irão regular 1.730 vagas. De acordo com a empresa, o chaveiro no valor de R$ 5 já está à venda em lojas autorizadas. Para usar o parquímetro, o motorista precisará adquirir um chaveiro que possui um botão com um chip capaz de armazenar até 1.800 créditos. Como cada crédito equivale a um minuto, o chip comporta até 30 horas. Ao estacionar na vaga, com tempo máximo de duas horas, o motorista deverá ficar atento na posição em que ficar o carro, pois cada parquímetro controla dois veículos, nos lados direito e esquerdo.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365648/visualizar/