Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 19:26
Por: Nika Pereira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa Escola Atrativa, desenvolve o projeto Dirigente Empreendedor “Construindo e Criando Possibilidades” que realiza ações junto aos gestores da rede pública. O objetivo e ter uma política eficiente de gestão descentralizada e democrática em todas as escolas estaduais.

O projeto tem como finalidade criar condições necessárias de trabalho para que cada gestor possa administrar a unidade escolar com perfeição realizando ações para capacitar os diretores, em busca de soluções criativas dos problemas que surgem na administração das escolas.

As metas são de capacitação de profissionais da gestão administrativa e escolar em habilidades específicas e de gestão; realização de eventos e seminários; proporcionar às unidades ferramentas necessárias para o bom desempenho da gestão; realização de pesquisas voltadas ao desempenho dos gestores em suas atividades; Criação do prêmio de reconhecimento da gestão escolar; Avaliação da gestão institucional; entre outros assuntos.

“O diretor é papel fundamental no administrativo da escola, na aplicação de recursos e no desenvolvimento de projetos inseridos dentro da unidade. É dever dele gerenciar a aplicação de projetos que buscam a qualidade na educação, como os que estão inseridos dentro do programa Escola Atrativa”, ressalta a superintendente de Planejamento da Gestão Escolar, Roberta Maria Castro Penna.

Uma ação que se destaca dentro do “Dirigente Empreendedor” é a capacitação à distância dos servidores de todo o estado. A nova metodologia é considerada um avanço para o sistema educacional, onde diretores, assessores pedagógicos e secretários estão tirando dúvidas sobre o processo pedagógico e administrativo via internet. Ao todo, 318 servidores de 145 escolas de 25 municípios participam da capacitação.

Dentre outras ações está o Intercâmbio de Experiências Exitosas em Gestão Escolar realizado, em outubro no auditório da Seduc. Na ocasião, diretores trocaram experiências bem sucedidas nos estabelecimentos de ensino.

O Call Center – Matrícula por Central de Atendimento – previsto para ser implantado em janeiro 2005, também faz parte do projeto. O sistema tem o objetivo de garantir vaga na escola pública, através do processo pelo qual o candidato faz a pré-matrícula por telefone.

“É com espírito empreendedor que se estabelece um perfil de liderança eficiente. Os profissionais devem superar o papel de diretor, e se tornarem gestores. Afinal, gestor bom é aquele que não dirige sozinho e sabe direcionar bem toda a equipe”, destaca Roberta Penna.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/365966/visualizar/