Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 08:37
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


Oito detentos tentaram fugir da Penitenciária Regional de Pascoal Ramos na madrugada do dia 13 de maio deste ano, depois de serrarem algumas barras da cela e chegarem ao pátio da unidade.

Tentaram fugir Ailton Lima Ferreira, Edno Pereira Padilha, José Alves Monteiro, Marcos Vinícius Rosa, Silvério Alves Almeida, Wilson Silva Campos, Wilson Fernandes Rocha e Elber Lúcio Moura dos Santos, o “Binho”, este último apontado como um dos líderes da fuga. Um dos presos, Wilson Fernandes Rocha, acabou fugindo cerca de um mês depois, no dia 15 de maio, junto com Sandro Rabelo, mas logo foi recapturado.

Os fugitivos cavaram um buraco entre o banheiro do refeitório e o pátio, por onde saíram e tentaram correr até o muro dos fundos, que dá acesso à rodovia BR-364. A fuga foi evitada por policiais militares que faziam a guarda da penitenciária, que atiraram para o alto.

Com os detentos foram apreendidas seis “maria-terezas” (cordas artesanais confeccionadas com pedaços de lençóis) que seriam jogadas no muro. Após os tiros, eles retornaram para a cela abandonando o equipamento no pátio.

Conforme informações da Polícia Militar, os presos serraram algumas barras da grade da cela e do raio 4. De lá, foram até o banheiro do refeitório, onde cavaram o buraco. Prevendo que a fuga poderia dar errado, eles ainda serraram a grade do banheiro.

Quando saíram do pátio em direção à tela de proteção, os policiais que ficam nas guaritas começaram a atirar para o alto, para evitar a fuga.

Com os disparos, os reeducandos retornaram para o pátio e abandonaram as cordas artesanais em diferentes partes, inclusive no setor onde está sendo construída a penitenciária federal.

Essa teria sido a maior apreensão de maria-terezas do ano.

Tentativa e morte

No dia 17 de março deste ano, uma tentativa de fuga na Penitenciária Pascoal Ramos acabou em morte. O assaltante Rogério Carlos de Arruda, o “Kiki”, 19, morreu após tentar fugir.

Ele havia serrado uma barra de ferro da grade da cela de isolamento e tentou fugir correndo até o primeiro muro. Ele carregava uma “maria-tereza” e não obedeceu a ordem para parar. Policiais militares que estavam na guarita atiraram para o alto, mas foi insuficiente e uma das balas acabou acertando Kiki, que morreu no local. A tentativa de fuga ocorreu às 2h.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366101/visualizar/