Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 12:54

    Imprimir


Em Cuiabá, de acordo com levantamentos feitos pelo médico Adeildo Martins de Lucena Filho, em 2003 a prevalência foi de 18,7 e o coeficiente de detecção de 11,47 casos por 10 mil habitantes. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que o coeficiente de detecção em menores de 15 anos de 4,06 por 10 mil habitantes acometidos pela hanseníase pode estar refletindo a expansão da doença na cidade de Cuiabá, na avaliação do médico. Causada pelo Mycobacterium leprae, (descrita em 1873 pelo norueguês Amauer Hansen) a hanseníase é uma doença infecciosa crônica e ataca a pele e nervos periféricos causando lesões que alteram a sensibilidade. Na maioria dos casos o diagnóstico é simples. Mas se não for tratada a tempo, os danos causados aos nervos produzirão seqüelas.

Para aumentar as detecções, o médico utilizou várias estratégias, entre elas a mudança de postura da equipe diante da doença; discussão junto ao conselho gestor das propostas para melhorar o controle; definição das funções de cada membro; treinamento da equipe para identificar casos suspeitos; exame dos contatos intradomiciliares dos casos novos; realização de campanha educativa para esclarecer a comunidade sobre a doença, seu tratamento e cura e ainda uma campanha de exame de pele para detecção de casos novos.

Nas consultas, a avaliação feita pelo médico no exame de pele e dos troncos nervosos dos casos suspeitos era cuidadosa. Aqueles que faltavam as consultas eram buscados em casa. Com o treinamento, a equipe composta por seis agentes comunitários, uma enfermeira e dois auxiliares de enfermagem saiu a campo habilitada a fazer o diagnóstico, permitindo o rápido início do tratamento que pode quebrar a cadeia de transmissão. A campanha teve também a participação da ong DAHW (Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos) e o reforço de um profissional fisioterapeuta e duas enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde.

Em cada lar, as equipes examinaram também os parentes da pessoa doente diante da possibilidade do contato. A doença é transmitida pelas vias respiratórias e pode ser contagiosa se o agente for as bactérias Vishorwiana e Dimorfa (33,3% dos casos registrados na pesquisa).




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366169/visualizar/