Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 05 de Dezembro de 2004 às 12:46

    Imprimir


No período pesquisado, entre abril e setembro, houve uma acentuada melhoria nos casos detectados no Jardim Florianópolis, principalmente de casos paucibacilares (até cinco lesões de pele ou apenas um tronco nervoso comprometido) em exames de contato e de comunidade.

No período do estudo o coeficiente de detecção em menores de 15 anos foi de 40,54 por dez mil habitantes. O coeficiente de detecção foi de 56,47 casos novos por dez mil habitantes.

Do total de pessoas inscritas no Programa de Controle de Hanseníase de janeiro a setembro de 2004, 56,7% são do sexto masculino e 43,3% do feminino.

A maioria dos casos ocorre na faixa etária entre 31 e 45 anos. O percentual em menores de 15 anos foi de 20% dos casos novos representando um coeficiente de 40,54 por 10 mil habitantes. “Isso é preocupante, pois mostra que a doença está se expandindo”, observou o médico Adeildo de Lucena Júnior.

A campanha de exame de pele para detecção de hanseníase teve repercussão nos indicadores da equipe de Saúde da Família Jardim União, que compartilha o mesmo prédio com a equipe do Jardim Florianópolis.

Antes da campanha, apenas quatro pacientes estavam registrados. Na campanha foram detectados cinco casos pela equipe e até setembro mais quatro casos foram detectados pela demanda espontânea (pessoas que foram até o posto) daquela unidade, significando um aumento de 355% no número de pacientes inscritos no Programa de Controle de hanseníase daquela equipe.

De acordo com Adeildo Júnior, a capacitação prévia dos agentes comunitários de saúde foi essencial para o sucesso do programa de combate.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366170/visualizar/