Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 04 de Dezembro de 2004 às 09:47

    Imprimir


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza neste sábado a 6ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Em Cuiabá, a campanha acontece no Parque Mãe Bonifácia, das 7 às 11 horas. A ação também se estende aos municípios de Sinop, Cáceres e Rondonópolis.

De acordo com o vice-presidente da SBD regional Mato Grosso, José Luiz Rainho Cunha, dermatologistas voluntários farão exame completo da pele da população, orientando sobre a prevenção e a detecção precoce da doença. Na capital, a estimativa é atender cerca de 700 pessoas. “Trata-se de uma campanha educativa, sendo que os exames serão realizados gratuitamente”, afirmou José Luiz. No Brasil, a previsão é atender 50 mil pessoas este ano. Além disso, casos de diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento ou cirurgia.

A campanha acontece em todo país e os exames serão registrados em um protocolo de atendimento, que permite a SBD desenvolver estatísticas confiáveis sobre o perfil e as características dos brasileiros que poderiam desenvolver - ou não - o câncer da pele.

As pessoas examinadas receberão um panfleto com diversas orientações sobre exposição solar, além de um boné ou uma camiseta da campanha. De acordo com José Luiz, de todos os tipos, o câncer de pele é o mais fácil de se prevenir e de se tratar se detectado precocemente.

Conforme a SBD, a doença se caracteriza pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, ocorrem os diferentes tipos de câncer.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial (não recomendado pela SBD) e nos raios solares. Por isso, a importância de se usar protetor solar diariamente. Também é preciso observar se há na pele sinais de lesões e procurar imediatamente um dermatologista.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366272/visualizar/