Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 21:51
Por: Nika Pereira

    Imprimir


As notícias antes divulgadas no mural do pátio da escola pelos alunos e professores, hoje se transformaram em um jornal, voltado para informar a comunidade sobre as atividades desenvolvidas dentro da unidade escolar. É assim que estudantes da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada em Nova Xavantina, (a 651 km de Cuiabá), estão divulgando, por meio de um informativo, os eventos e as atividades realizadas no colégio.

O jornal, que está na 10ª edição, chamado de A VOZ DO J.K., é feito pelos próprios estudantes. A edição, de duas folhas, é elaborada no próprio laboratório de informática da escola. O informativo é bimestral e tem uma tiragem de 1.000 exemplares. As notícias estão sendo produzidas pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio sob a orientação dos professores. O informativo é enviado para instituições públicas, comércio, escolas e comunidade.

“Aqui no colégio realizamos diversas atividades durante todo o ano. Os alunos sempre quiseram informar a comunidade sobre os eventos realizados pela escola. Foi quando tivemos a idéia de fazer o informativo. Buscamos parcerias e obtivemos bons resultados. Hoje todo mundo já pergunta quando vai ser a próxima edição”, conta a diretora Maria Aparecida Vaz Andrade.

O jornal já foi destaque nos meios de comunicação do município. Para que todos participem, os alunos fazem um trabalho de rotatividade. “É bom que eles estejam inteirados com os trabalhos desenvolvidos na escola, assim vamos estar ajudando a exercitar a escrita e a leitura e expor a criatividade deles”, ressalta a diretora, informando ainda que uma rádio também foi montada dentro da escola, com o nome de Rádio Jovem JK.

REFERÊNCIA - A escola é referência no município, atendendo 872 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Possui 48 professores e 10 salas, além de laboratório de Ciências e Informática, auditório, refeitório e duas quadras cobertas. “Temos uma escola privilegiada. Ela é aberta durante o fim de semana para que os estudantes possam, junto com a comunidade, desenvolver atividades esportivas”, destaca Maria Aparecida.

A EE Juscelino Kubitschek foi destaque no panorama nacional, com o recebimento do prêmio “Escola que faz Escola”. Além disso, a unidade também desenvolve um trabalho em Gestão Democrática; e recebeu o Título de Escola Referência Nacional em Gestão Escolar em 1998 e 2000 e Escola destaque Estadual em 1999 e 2001.

As práticas de cidadania, ética, civismo e respeito, desenvolvidas pela Escola J.K, fez com que se destacasse em âmbito estadual e nacional em 2001 na Argentina, quando a unidade representou Mato Grosso no Intercâmbio de Escolas de Ensino Médio, naquele país.

FANFARRA – No último dia 05 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) entregou 28 instrumentos para a implantação da fanfarra na escola. “É gratificante para o governo do Estado ver que muitas unidades escolares estão desenvolvendo projetos que contribuem para a qualidade da educação, que é a nossa principal meta. Professores e alunos estão de parabéns pela iniciativa”, salientou a secretária de Educação, Ana Carla Muniz.

“Para a escola, receber os instrumentos da secretária Ana Carla foi um sonho realizado”, finaliza a diretora Maria Aparecida.

ATIVIDADES – A escola tem diversas atividades como: Hora Cívica; Teatro; Festival de Música; Fórum do Conhecimento; Noite Junina; Gincana; Jogos; Simulado; Noite de Outorga de Título “Cidadão J.K”; Família na Escola; Semana Solidariedade; Semana do Patrono; Conservação da Escola, O Jornal “A Voz do J.K. Além disso, são ministradas palestras com intuito de orientar adolescentes sobre a sexualidade, drogas, gravidez na adolescência, DST/Aids e ética.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366346/visualizar/