Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Dezembro de 2004 às 20:56
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O Câncer de pele passa a ser preocupação das autoridades de saúde pela grande incidência da doença e o aparecimento de casos novos por câncer em homens e mulheres. Dados do instituto Nacional do Câncer (Inca) projetam a estimativa de que, a cada cem mil habitantes, haverá a seguinte incidência de novos casos de câncer de pele em 2005: no caso dos homens, de 2.630 novos casos de câncer em geral, 790 serão de câncer de pele, o que significa uma porcentagem de 54,57% dos casos. Para as mulheres o total de casos de câncer será de 2.220, sendo que 810 casos serão de câncer de pele, significando uma porcentagem de 59,24% de casos.

A partir dessa grande incidência de casos de câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e Coordenadoria de Prevenção e Controle do Câncer, realiza no próximo sábado (04.12), no parque Mãe Bonifácia, a partir das 7h, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de pele com a oferta gratuita de exames de câncer de pele. O término do evento está previsto para as onze horas da manhã.

A campanha tem como meta fornecer informações sobre as formas de prevenção sobre o câncer de pele e alertar a população sobre os riscos da doença. Em Mato Grosso, várias ações serão desencadeadas com o mesmo propósito da campanha nacional, sendo oferecidos ao público visitante gratuitamente orientações sobre os principais cuidados com a exposição solar, prevenção e detecção precoce da doença. “O câncer de pele é o de maior incidência e o melhor remédio para a prevenção é a informação”, ressaltou a coordenadora de Prevenção e Controle do Câncer, Helen Curvo.

Nos municípios de Cáceres, Rondonópolis e Sinop também serão realizadas ações de conscientização para a população. “Deixamos que cada regional estabeleça o tipo de ação a ser desenvolvida no dia, de acordo a realidade de cada município, pois cada coordenador conhece a necessidade da sua comunidade”, disse o coordenador regional da campanha, José Luis Rainho Cunha.

Serão distribuídos para a população materiais informativos sobre as formas de prevenção, tipos de câncer, filtro solar e viseiras com o slogan da campanha. Além do atendimento, as pessoas em que forem detectados casos de câncer de pele serão encaminhadas para tratamento. “Em caso de suspeita da doença, o paciente deve procurar a unidade de Saúde mais próxima que o encaminhará para o Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) para tratamento”, disse Helen.

Além dessas ações pontuais Helen Curvo ressalta que a Secretaria de Estado de Saúde desenvolve constantemente capacitação de profissionais em oncologia, médicos e enfermeiros do interior. O câncer de mama, de próstata, de pele e bucal são os que mais preocupam a saúde pública”, ressaltou a coordenadora.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366353/visualizar/