Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 21:05

    Imprimir


Foi assinado na manhã desta quarta-feira (01.12) um Termo de Cooperação Técnica entre a secretaria de Estado de Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar para atuar em conjunto visando ao atendimento a pacientes vítimas de traumas e emergências clínicas, o SAMU/192.

O Terno foi assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, e pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ovídio José Brugnoli. A assinatura dá início ao Serviço Móvel de Urgência na região Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. "Estamos implantando um projeto piloto para Cuiabá e Várzea Grande. Significando que as pessoas que necessitarem do serviço de socorro pré-hospitalar móvel de urgência, terá que ligar a partir de hoje para o número 192. Não estamos extinguindo hoje nenhum serviço. As chamadas feitas pelo 193 do Siate, continuarão sendo atendidas, porém com o sistema siga-me, automaticamente elas serão conduzidas para o 192", disse Marcos Machado

Segundo ainda o secretário, a implantação do SAMU/192 em Mato Grosso segue a Política Nacional de Atenção às Urgências, que tem como finalidade organizar a assistência por chamadas, agilizar o atendimento e permitir a adoção de ações pactuadas. O objetivo final é a integração à Rede Nacional SAMU/192 do Ministério da Saúde.

"O que não podemos mais permitir é desviar a real função dos serviços de atendimento móvel de urgência. O SAMU/192 é um serviço de socorro, que chega rapidamente às pessoas que se encontram, após um acidente ou qualquer problema de saúde, em situação de urgência. É o serviço de salvar vidas", afirmou o secretário.

Com a implantação do SAMU/192, as ambulâncias que prestam serviços para o SIATE da região Metropolitana serão integradas aos serviços do Interior para o reforço no atendimento de urgência por acidentes nas estradas.

Para o coronel Ovídio José Brugnoli, é muito importante que a Secretaria de Saúde fique na condução deste trabalho, inclusive integrando 200 Bombeiros Militares para realização do trabalho de resgate, uma vez que é necessária a mão-de-obra especializada. "O paciente no local do acidente, seja ele o de trânsito, ou o de trabalho, deve ter atendimento rápido. A mobilização e o transporte deste paciente devem ser seguros, eficientes e principalmente o encaminhamento ao hospital adequado na tentativa de salvar a sua vida".

O secretário Marcos Machado concluiu dizendo que o Samu está sendo implantado pioneiramente em Mato Grosso, e se tornará um modelo no Brasil, porque já integra os serviços do Siate com o Samu onde terá uma única coordenação da Central de Regulação do Sistema. "No mês de outubro compramos, com recursos do Fundo Estadual da Saúde, 30 ambulâncias com rastreamento por satélite, para o reforço e integração do serviço. Quando a finalidade é salvar vidas não pode haver concorrência entre os serviços de Saúde. Neste momento, ao integrar Saúde e Bombeiros num único serviço de socorro pré-hospitalar móvel, o Estado está cumprindo mais uma meta, a de colocar em primeiro lugar as necessidades dos usuários do SUS.

SAMU - O Ministério da Saúde entregou 17 ambulâncias para o início do Serviço 192 de Socorro Pré-hospitalar Móvel no mês de outubro, para Mato Grosso. Para o início do serviço foram investidos R$ 1,8 milhão e a contrapartida do Estado foi de R$ 300 mil para equipar as ambulâncias do Samu. O serviço funcionará com 10 ambulâncias em Cuiabá e Várzea Grande sendo 7 unidades de suporte básico e 3 unidades de suporte avançado, integradas à Central de Regulação Médica.

Para o início dos serviços as bases das ambulâncias de suporte avançado serão no Corpo de Bombeiros do Verdão, na esquina das avenidas Prainha e Mato Grosso, no Segundo Batalhão de Polícia Militar de Várzea Grande e no Primeiro Batalhão de Polícia Militar e Bombeiros do bairro do Verdão.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366488/visualizar/