Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Novembro de 2004 às 17:53

    Imprimir


O Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) abre amanhã (1º/12) as inscrições ao processo seletivo 2005 para a oferta de 480 bolsas integrais de estudo para o 3º ano (noturno) do Ensino Médio. O curso, que integra as atividades da filantropia desenvolvidas pela instituição de ensino, é destinado a alunos carentes que cursaram o 1º e 2º ano do Ensino Médio em escola pública e foram aprovados sem dependência.

Os critérios que normatizam a concessão das bolsas estão definidas na portaria nº 20/04, baixada pelo diretor-geral do CSSG, Pe. Wagner Luís Galvão. Em seu art. 2º, a portaria diz que para participar do processo seletivo, o aluno precisa estar em conformidade com as exigências socioeconômicas da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – Lei nº. 8.742. Para comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconômica, a assistente social do CSSG fará visita domiciliar.

O teste seletivo também será feito por meio de prova escrita em duas etapas. A primeira acontecerá no dia 11 de dezembro de 2004, às 14h no CSSG. O resultado será divulgado dia 16 de dezembro. A segunda etapa será realizada nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, às 18h. O resultado final será apresentado dia 23, em ordem alfabética, sem efeitos de pontuação. As provas vão avaliar os conhecimentos dos alunos em Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química.

Para se inscrever o candidato deverá apresentar documentos comprobatórios tais como: certidão de nascimento ou RG, CPF, atestado de escolaridade, uma foto 3x4 (recente), comprovante de endereço e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 10,00. O candidato deverá apresentar cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis, para os casos dele ser menor de 18 anos.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h (inclusive no horário de almoço), no Ginásio Poliesportivo do CSSG. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 616-8100.

Resultados - A assistente social do CSSG, Maria Emília Rondon Polzin, estima que desde a implantação do projeto, em 2001, mais de 2 mil alunos tenham sido atendidos pela iniciativa. “O colégio oferece a bolsa integral de estudo esperando contribuir na formação educacional dos alunos”, ressalta ela. Além disso, conforme a assistente social, o CSSG doa o uniforme, agenda do aluno e ainda paga o valor da taxa de inscrição ao vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Durante o tempo em que estiver cursando o “Terceirão”, o aluno terá que arcar apenas com o custo das apostilas, cujo valor é inferior àquele pago por outro alunos da instituição . A vice-diretora do CSSG, Derli Cléria da Silva Cezar, lembra que identidade institucional dos salesianos no mundo têm os jovens carentes como destinatários das ações definidas por Dom Bosco, o fundador da obra salesiana. “Tudo isso é para que os jovens sejam amados e educados, segundo valores humanos e cristãos bem como tenham condições sociais e pessoais para o exercício da cidadania”, enfatiza. O projeto de Dom Bosco em prol dos jovens caminha para a construção de seu projeto de vida apoiado em valores humanos e abertos para uma relação com o transcendente, bem como para a conscientização de seu papel para a transformação cristã da sociedade.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/366721/visualizar/