Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 09:19

    Imprimir


A extração da folha do jaborandi nas florestas brasileiras caiu de 48% para 35% , entre 2002 e 2003. Mas o vegetal, que é altamente usado pelo ramo de cosméticos e mais recentemente para a produção de remédios para o tratamento do glaucoma, não deixou de ser procurado.

A Pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (mata plantada) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que houve uma expansão do cultivo do jaborandi pelas indústrias farmacêuticas instaladas, principalmente, no Maranhão, onde fica o município de Barreirinhas, responsável por 71% do total produzido no país.

Outro produto que aparece com destaque na pesquisa é o açaí. A fruta tem a terceira maior participação no valor total da produção extrativa não-madeireira do país, somando 144,531 mil toneladas em 2003 e perdendo apenas para a piaçava e o babaçu. Somente das palmeiras de açaí do Pará foram coletados, no ano passado, cerca de 93% do total nacional.

Extraordinária fonte de vitamina A, além de ser rico em cálcio e ferro, o açaí é consumido na forma de sucos, sorvetes ou no preparo de doces. Além do Nordeste, já ganhou simpatia no Sudeste. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e em São Paulo os sucos de açaí estão sendo muito consumidos, inclusive em substituição às refeições, "o que contribui para a expansão de sua produção", acrescentou o coordenador de Pesquisas Agropecuárias do IBGE, Carlos Alberto Lauria.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367223/visualizar/