Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 25 de Novembro de 2004 às 09:08

    Imprimir


O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue será comemorado hoje, das 8h as 17h, em Cuiabá. O Banco de Sangue Móvel vai estar nesta sexta-feira, no MT Hemocentro e, no sábado, na Praça da República para atender os voluntários.

Segundo a diretora do MT Hemocentro, Eliana Rabanni Lisboa da Costa, toda homem ou mulher de 18 a 65 anos que esteja em bom estado de saúde pode ser um doador voluntário. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres podem fazê-lo de três em três meses.

O doador voluntário recebe, em sua residência, os resultados dos exames realizados para a correta utilização do sangue. Os exames definem se o sangue da pessoa está livre de contaminação por vírus HIV, HDLU (outro tipo de vírus sexualmente transmitido), da hepatite A,B e C, da doença de chagas e de sífilis.

O MT Hemocentro tem capacidade para captar 150 bolsas de sangue por dia, mas só consegue cerca de 50 bolsas, fora das épocas de campanha. Respeitadas as diferenças proporcionais, o país passa pelo mesmo problema. O estoque de sangue só aumenta com a deflagração de campanhas de doação de sangue. Por isso o Ministério da Saúde (MS) está planejando várias campanhas durante o ano para aumentar essa captação.

Entre as dificuldade alistadas por diretora, estão os conceitos de que doar sangue expõe a pessoa ao risco de contrair doenças, faz a pessoa passar mal durante a doação ou após a mesma, de que quem doa uma vez é obrigado a doar sangue pelo resto da vida e de que doar sangue aumenta a quantidade do líquido produzido em seu sistema de circulação sangüínea. "Todas essas são idéias falsas que afastam as pessoas do ato de doar sangue e salvar, com isso, três vidas a cada vez que doa", afirmou. A diretora explicou que todo sangue colhido é dividido em plasma, plaquetas e hemácias.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367225/visualizar/