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Educação/Vestibular
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 23:24
Por: Aruanã Correia

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A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Projeto de Formação de Professores Indígenas – 3° Grau Indígena, realizou entre os dias 18 e 20 de novembro o sua Etapa de Planejamento. Um dos objetivos foi debater os conteúdos e as estratégias pedagógicas que serão adotadas em 2005 nas turmas do 1º e 8º semestre dos cursos de licenciatura.

Para os acadêmicos do 8º semestre foram elaboradas estratégias em torno do tema autonomia. Já os calouros indígenas irão discutir em sala de aula o tema gênese.

Esta etapa de planejamento contou com a participação de 25 professores, que também irão atuar na etapa de estudos presenciais. As aulas para os 300 acadêmicos indígenas começam no dia 10 de janeiro e terminam no cinco de fevereiro de 2005.

A etapa contou ainda com a consultoria da educadora Susana Martelletti Grillo (MEC), da antropóloga Carmen Lúcia da Silva (UFPR) e do lingüista Marcus Antonio Rezende (Museu Nacional-UFRJ). Além da assessoria nas atividades de avaliação e planejamento, os consultores palestraram sobre temas como línguas indígenas brasileiras, educação escolar indígena e antropologia e educação.

Também participaram da etapa representantes do colegiado de curso do 3º Grau Indígena, da Organização de Professores Indígenas (OPRI-MT) e a representante indígena no Conselho Nacional de Educação, Francisca Novantino Paresi.

Na avaliação do coordenador do 3º Grau Indígena, Elias Januário, a etapa é fundamental para a construção do currículo específico e diferenciado dos cursos e na formação dos docentes que irão atuar no próximo semestre.

Pioneiro na América Latina na oferta da formação superior, específica e diferenciada, a professores indígenas, o projeto 3° Grau Indígena foi implantado no ano de 2001 por meio da parceria entre Universidade, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Seduc, Fundação Nacional do Índio, Funai, e Prefeitura Municipal de Barra do Bugres.




Fonte: Secom - MT

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