Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 18 de Novembro de 2004 às 17:25
Por: CIDA CAPELASSI

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde dá apoio médico ao comboio da caravana do Estradeiro 3. O carro da Saúde foi transformado numa unidade de emergência móvel, com estrutura de atendimento de pequena e média complexidade. Os médicos responsáveis pela saúde dos participantes são o secretário-adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, e o cardiologista Sidney Munhoz.

Segundo Carvalho a equipe está preparada para atender a qualquer emergência traumática-cardiológica. Os equipamentos que estão na unidade de emergência móvel são capazes de reverter uma parada cardíaca com o desfibrilador, bomba de oxigênio, e contém materiais básicos para realizar pequenas cirurgias, para fazer imobilização cervical (membro superior e inferior), para cuidar de hemorragias, alergias, dar primeiros socorros e ministrar medicamentos contra febre, gripe, antiinflamatórios, entre outros.

Um segundo objetivo é checar as necessidades de Saúde das populações que serão visitadas, na região do Pantanal. Posteriormente levar ações de Saúde pontuais, de acordo com suas necessidades. O objetivo do governador Blairo Maggi é interiorizar as ações do Governo em suas várias áreas de atuação e a Saúde já vem cumprindo esta meta.

Hoje a expedição passa por Joselândia, distrito de Barão de Melgaço, já visitado pelo governador, onde se constatou a necessidade de atendimento de Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde desencadeou uma ação diferenciada para o distrito, onde foi feito pré-diagnóstico epidemiológico dos moradores e com consulta médica. "Desta ação a população ganhou uma unidade do programa de Saúde da Família, no distrito de Joselândia, e visitas quinzenais de uma equipe médica de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde".

A expedição que passará pelos municípios pantaneiros, numa ocasião em que as doenças ocorrem mais por causa das chuvas na região, vai atender aos objetivos do governador de traçar políticas públicas de Saúde para dar respostas às necessidades da população, disse Antonio Augusto de Carvalho.

O governador Blairo Maggi disse que das necessidades principais da população as mais urgentes são as de Saúde. "É tão verdadeira a afirmação do governador que, quando corre, nas zonas rurais de difícil acesso, a notícia de que uma mulher ficou grávida isso, ao invés de motivo para alegria, passa a ser motivo de preocupação, A intenção é mudar essa realidade", finalizou Antonio Augusto de Carvalho.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367585/visualizar/