Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 10:58

    Imprimir


Uma campanha educativa será realizada para alertar a sociedade sobre câncer de mama. Hoje, Dia de Conscientização do Câncer de Mama, começa a campanha, que vai até sábado. Esta semana é considerada a Semana Nacional de Incentivo à Saúde da Mama.

Em Mato Grosso, várias ações serão desencadeadas com o mesmo propósito da campanha nacional, e serão desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Mato Grosso em parceria com a secretaria de Estado de Saúde.

A Campanha de Conscientização, que acontece em nível nacional utilizará o slogan "Você tem a melhor arma contra o câncer de mama, a Prevenção", que tem como objetivo alertar e conscientizar para essa doença e a prevenção.

"O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a alta freqüência e, sobretudo, pelos efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Vamos alertar nesta época de campanha que é de informação e de sensibilização sobre a mama sadia e da importância do auto exame", disse o médico Aguiar Farina, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia de Mato Grosso.

"Vamos estar neste período de campanha nas principais praças da Capital e interior, instruindo as mulheres sobre a importância do auto exame e como faze-lo. Estaremos também nos lugares onde o estado está presente com oferta de serviços como no Ganha Tempo, no Centro de Reabilitação, e ainda visitando as Secretarias de Estado, entre outras ações", disse o secretário Adjunto de Saúde, Antônio Augusto de Carvalho.

A Campanha Nacional terá como modelo a artista Maetê Proença. A peça publicitária pretende alertar a mulher para a gravidade das doenças de mama e conscientizá-la.

Recomendações

O Instituto Nacional de Câncer recomenda que o Exame Clínico das Mamas (ECM) seja realizado a cada três anos pelas mulheres com menos de 35 anos, a cada dois anos pelas mulheres entre 35 e 39 anos e anualmente pelas mulheres entre 40 e 49 anos. As mulheres na faixa etária entre 50 e 70 anos devem submeter-se ao exame anual ou semestralmente, sendo a mamografia indicada em casos suspeitos e de alto risco.

O médico Aguiar Farina disse que não basta somente conscientizar a população feminina sobre a doença, é necessário também sensibilizar a classe médica para o assunto, uma vez que são os médicos que estão no dia-a dia atendendo a população. "Quando o médico se forma, procura se especializar em uma das várias áreas da medicina e passa a exercer sua função de acordo com sua escolha. O problema do câncer de mama muitas vezes passa desapercebido. Vamos buscar o apoio da classe médica sobre o problema. Neste sentido um primeiro passo será dado, na capacitação de médicos", informou.

Cursos

A Regional de Mato Grosso estará promovendo entre os dias 18 e 20 de novembro, no auditório da Unimed, curso básico de doenças da mama, para cerca de 120 médicos que atuam na Baixada Cuiabana.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367767/visualizar/