Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 16 de Novembro de 2004 às 10:42

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou neste domingo que o aumento do número de crianças obesas no mundo pode levar a uma incidência cada vez maior de diabetes e afetar o desenvolvimento econômico em várias partes do planeta. Segundo a entidade, um número crescente de adolescentes está sendo diagnosticado com uma forma de diabetes que costumava afetar principalmente pessoas adultas.

Como 10% das crianças em idade escolar hoje estão bem acima do peso ideal, de acordo com a OMS, e por isso a situação tende a se agravar.

A entidade calcula que 22 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrem de obesidade ou sobrepeso e diz que este é um fenômeno que não se restringe aos países ricos – 17 milhões delas vivem nos países em desenvolvimento.

Dieta e esportes

As crianças que pesam mais do que deveriam correm um risco bem maior de desenvolver a diabetes do tipo 2.

Este é um tipo da doença que antigamente só se manifestava em pessoas de uma idade já mais avançada, mas hoje se espalha entre os jovens também.

A mudança se deve, para a OMS, a dietas desequilibradas e à falta de exercícios físicos de grande parte das crianças.

A entidade defende que as crianças recebam mais orientação sobre hábitos alimentares ainda quando bem jovens e também que sejam submetidas a mais atividades esportivas na escola.

O dia 14 de novembro foi designado o Dia Mundial da Diabetes pela OMS.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/367770/visualizar/