Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 11:58
Por: NIKA PEREIRA

    Imprimir


Os trabalhos expostos abordaram sub-temas como a preservação do meio ambiente, alimentação, saúde, esporte, cultura e folclore.

Os alunos da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá, realizaram nesta sexta-feira (05.11), durante toda manhã, a Feira de Ciências com o tema "Qualidade de Vida". Os trabalhos expostos abordaram sub-temas como a preservação do meio ambiente, alimentação, saúde, esporte, cultura e folclore.

O diretor do Médici, Estevão Galvão Rezende, destaca a importância desse tipo de evento para o aprendizado do aluno e a diminuição da evasão escolar. "Qualquer evento que seja feito para ativar a criatividade do aluno e o conhecimento sobre temas abordados do nosso cotidiano deve ser realizado com freqüência", disse o diretor.

Criatividade foi o artifício usado pelos alunos para expor nas 42 salas da unidade escolar os sub-temas, e explicar para os visitantes as funções de cada assunto abordado. Uma das salas mais visitadas foi a dos estudantes do 3º ano que apresentaram um trabalho sobre o funcionamento das células - tronco, exibidas em forma de isopor.

"É um tema polêmico que vem sendo discutido entre cientistas, políticos, religiosos e sociedade, por isso, a gente resolveu fazer nosso trabalho sobre esse assunto, que além de ser polêmico, qualquer decisão vai refletir diretamente na nossa vida", disse aluna Marina Barato.

Um dos temas mais debatidos entre os alunos foi sobre o alerta ao tabagismo. Foram mostrados vídeos e distribuídos panfletos alertando do mal que o consumo de cigarros, cachimbos, charutos e cigarros de palha faz a saúde. Orientando das conseqüências e o prejuízo que o fumo traz. "Muitos adolescentes fumam por robbie, ou porque acham bonito. Temos de ter a consciência do mal que o cigarro pode causar a saúde", adverte a estudante Daniele Quiris, que cursa o 1º ano.

DADOS - De acordo com o Ministério da Saúde, o número de fumantes é alto, em lugares onde a renda e o nível de escolaridade são baixos. Os países em desenvolvimento chegam a concentrar 80% do consumo mundial de cigarros.

O uso inicial de tabaco é bastante precoce na vida dos estudantes da rede pública de ensino, sendo que, entre os 10 e 12 anos de idade cerca de 11,6% já fizeram pelo menos uso experimental do cigarro, segundo o estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID).

No Brasil, um terço da população adulta fuma, sendo 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens. Noventa por cento dos fumantes ficam dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Atualmente, existem no país 2,8 milhões de fumantes nessa faixa etária e a maioria dos fumantes tem entre 20 e 49 anos de idade.

A escola Presidente Médici é a maior de Cuiabá, oferece os Ensinos Fundamental e Médio e Educação de jovens e adultos (EJA). Ao todo 5.387 alunos estão matriculados no colégio e possuí 180 professores.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368130/visualizar/