Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 03 de Novembro de 2004 às 18:02

    Imprimir


A combinação do cigarro com o café potencializa os efeitos nocivos dos dois vícios ao coração, segundo um estudo da Escola Médica de Atenas.

Testes feitos pela equipe grega indicaram que o fumo e a cafeína agem de forma combinada, danificando as artérias e o fluxo sangüíneo.

Como os cientistas já suspeitavam, a ação conjunta se revelou pior do que a soma dos efeitos de cada substância tomada isoladamente.

As conclusões do estudo foram publicadas na revista Journal of the American College of Cardiology.

Malefícios do fumo

Já havia fortes evidências sobre os malefícios do fumo ao coração, mas os efeitos nocivos da cafeína são menos comprovados.

O estudo dos cientistas gregos foi feito em duas fases: a primeira, sobre os efeitos imediatos do fumo e da cafeína em 24 pessoas, e a segunda sobre os efeitos de longo prazo em 160 pessoas.

Em cada fase, os pesquisadores avaliaram a rigidez da aorta, a principal artéria do coração, e o fluxo do sangue pelas artérias. Esses dois fatores são indicadores dos riscos de doenças cardiovasculares.

Embora o estudo tenha mostrado que as duas substâncias são mais nocivas quando combinadas, os pesquisadores disseram que os efeitos ainda são pouco conhecidos.

"Dada a freqüência da combinação do consumo de fumo e cafeína, esses efeitos na função arterial podem ter implicações importantes", diz o estudo.

De qualquer forma, o principal autor do estudo, Charalambos Vlachopoulos, orientou fumantes a não fumarem enquanto consomem café ou outras substâncias que contêm cafeína.

Já June Davidson, da Fundação Britânica do Coração, disse que parar de fumar é a medida mais eficaz que alguém pode tomar para não ter problemas do coração.

As conclusões dos cientistas gregos, no entanto, foram contestadas pela Associação Britânica de Café.

"O nível de cafeína usado (no estudo) foi o equivalente a duas ou três xícaras de café – quantidade que a média da população britânica dificilmente consumiria ao sentar para fumar um cigarro", afirmou a porta-voz da organização.

Segundo ela, o consumo moderado de café é "perfeitamente seguro".

O estudo também despertou uma reações iradas do grupo de defesa dos fumantes Forest.

"Cigarros e café são uma combinação clássica, como gin e tônica ou queijo e pickles", disse o diretor da Forest, Simon Clark.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/368306/visualizar/