Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 09:12
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


Em menos de dois anos de administração, os 73.476 servidores públicos (ativos e inativos) comemoram uma série de benefícios concedidos pelo Governo Blairo Maggi, cuja iniciativa de valorizá-los devolveu dignidade à categoria. Motivar e capacitar os servidores para o exercício da função pública tem sido meta do Governo, que também apostou no funcionalismo público para revitalizar o Estado e promover a inclusão social.

Para tanto, nenhum esforço foi medido para dar mais atenção ao funcionalismo, que neste dia 28, Dia do Servidor Público, encontra motivos para comemorar a data. "O governador Blairo Maggi continua de parabéns. Nunca ocorreu tanta valorização da categoria, inclusive com o pagamento dos salários em dia", assinalou o presidente da Federação Sindical dos Servidores Público do Estado de Mato Grosso, Benedito Daltro de Carvalho. "O Governo tem sido nosso parceiro", completa.

Mais do que reconhecer a adoção de várias medidas, com a definição de uma política de valorização da categoria, os servidores públicos, antes desestimulados, agora têm incentivos e melhor qualidade de vida.

A definição de uma política habitacional para os servidores, com a construção, até o momento, de 2.468 unidades habitacionais; o pagamento dos salários até o quinto dia útil de cada mês; plano de saúde; o pagamento de R$ 126,7 milhões, de um total de R$ 272,3 milhões em cartas de crédito; empréstimos com juros pelo menos cinco vezes mais baratos que os praticados no mercado; execução do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e cursos de capacitação, entre outros benefícios, são algumas medidas das adotadas pelo Governo para beneficiar os servidores públicos.

"Os outros Governos não se preocuparam, por exemplo, com a questão da carta de crédito e o servidor se viu ante a necessidade de vender esse direito para terceiros com até 70% de deságio, ficando no prejuízo", constata Adão Barbosa, vice-presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso.

DIÁLOGO - Para os sindicalistas, as reivindicações feitas são atendidas pelo Governo na medida do possível, de acordo com o comportamento da receita do Tesouro Estadual e o equilíbrio fiscal, além da capacidade de arrecadação justa e equilibrada. "De um modo geral, há abertura para negociação com o Governo. Neste período (gestão Blairo Maggi), houve mais diálogo", reconhece o presidente da Associação dos Servidores da Secretaria de Fazenda, Enéas Cardoso Filho. A entidade tem 1.300 afiliados.

A justa valorização, avaliam sindicalistas, ocorreu a partir de janeiro de 2003, com o início do mandato de Blairo Maggi. Para todas as categorias - efetivos (36.181 funcionários), comissionados de carreira (3.060), exclusivamente comissionados (1.673), temporários (12.278), pensionistas (5.620) e aposentados (12.364) -, o conjunto de ações visando à modernização da máquina pública proporcionou melhoria na qualidade de vida dos 55.492 servidores ativos e 17.984 inativos. "É uma nova e moderna visão de gestão pública na busca de eficiência e de resultados’’, afirma o coronel e ex-comandante do Corpo de Bombeiros, José Guilherme Araújo Costa.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/369433/visualizar/