Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 25 de Outubro de 2004 às 21:47

    Imprimir


Atualmente, Tangará da Serra figura entre os municípios que mais possuem casos de Hanseníases em Mato Grosso. De acordo com dados, o Estado é líder com 22,11 casos por cada 10 mil habitantes, seguido pelo Maranhão, com 16,93. No município, a secretaria de Saúde-SMS intensifica os trabalhos de combate e prevenção à Hanseníase e Tuberculose, outra doença que preocupa os gestores públicos.

Os trabalhos desencadeados consistem em mutirões e visitas domiciliares para alertar sobre os riscos das doenças e constatar se há alguma incidência na família. Segundo a enfermeira da SMS, Giuliane Cavalari, a maioria dos bairros tangaraenses já foram visitados. “Nosso principal objetivo é atingir aquelas pessoas que não procuram o Posto Central para o tratamento ou que nem sabem que estão com a doença. Estamos nos mobilizando, através de equipes de Agentes de Saúde, realizando panfletagens e trabalhos orientativos, onde temos obtido bons resultados”, avaliou.

O último bairro visitado pelas equipes foi o Jardim Califórnia. No próximo dia 10, as equipes percorrerão o Araputanga. Ainda, segundo Giuliane, a mobilização é importante, pois a cada novo caso descoberto são evitados vários, devido o alto risco de contágio da doença. “Muitas vezes, uma pessoa está contaminada e demora para iniciar o tratamento sem saber que pode ter contaminado toda a família”, explicou.

Hoje, Tangará da Serra possui 227 pessoas em tratamento com hanseníase e 23 casos de

Tuberculose. Os números mostram que apesar das campanhas de conscientização e prevenção, a população ainda não está ciente dos perigos dessas doenças e de seus sintomas.

Além de constatar os casos, a secretaria oferece tratamento gratuito contra a Hanseníase e Tuberculose, disponibilizando remédios e atendimento médico no Posto Central. Para a orientação dos pacientes, o atendimento é disponibilizado no horário das 7:00 às 11:00 horas.

Sintomas da Hanseníase- Manchas e placas com alteração de sensibilidade, rarefação de pêlo e anidrose; infiltração localizada ou difusa; tubérculos, nódulos; dor e espessamento dos troncos nervosos periféricos e diminuição da sensibilidade e da força muscular nas áreas correspondentes a estes nervos. A hanseníase é transmitida de pessoa para pessoa. Somente os doentes com lesões em atividade podem contagiar, por meio de contato de pele ou por vias respiratórias. Má nutrição e condições precárias de moradia, muito comuns em regiões pobres do país contribuem para o alastramento da doença. A Hanseníase é uma doença muito perigosa, que, caso não medicada, pode ocasionar no infectado graves deficiências físicas.

Sintomas da Tuberculose- Tosse e escarro por mais de quatro semanas; suores noturnos; falta de apetite; cansaço fácil; emagrecimento; febre alta, geralmente à tarde e dores no peito. A Tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo “Bacilo de Koch” e sua transmissão ocorre através da respiração.

Segundo dados, a média anual de novos casos da doença é de 110 mil casos notificados e que, de cada 100 mil habitantes do país, 48 estão desenvolvendo a doença. Somente em Mato Grosso a média é de 1.100 casos novos, por ano.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370041/visualizar/