O Ministério da Educação divulgou neste domingo (4) que o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".
Para a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do cursinho Objetivo, de São Paulo, a escolha do tema foi muito boa. "É um tema bem atual", diz.
"O Brasil tem recebido muitos sul-americanos, como bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos, que chegam ao nosso país em busca de melhores condições de trabalho. Temos também uma grande presença de haitianos que começaram Manaus e hoje estão em São Paulo."
Segundo a professora, o estudante pode também mostrar a migração de pessoas altamente qualificadas para o Brasil que vêm junto com as grandes empresas. "A crise na Europa e nos Estados Unidos fez muita mão-de-obra brasileira voltar."
A redação do Enem exige do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
O G1 ouviu os professores de redação e português do site Descomplica, Rafael Cunha, e Miguel Veloso de Araújo, do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para falar sobre como deve ser uma boa redação no Enem.
Veja os tema de redação nas edições do Enem | |
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Ano |
Tema da redação |
1998 | Viver e aprender |
1999 | Cidadania e participação social |
2000 | Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional |
2001 | Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? |
2002 | O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? |
2003 | A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo |
2004 | Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação |
2005 | O trabalho infantil na sociedade brasileira |
2006 | O poder de transformação da leitura |
2007 | O desafio de se conviver com as diferenças |
2008 | Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar |
2009 | O indivíduo frente à ética nacional |
2010 | O trabalho na construção da dignidade humana |
2011 | Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado |
2012 | Movimento imigratório para o Brasil no século 21 |
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