Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 04 de Novembro de 2012 às 12:15
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Pollyana Araújo/G1
Milton Barbosa presta o Enem para tentar uma vaga em curso de direito
Milton Barbosa presta o Enem para tentar uma vaga em curso de direito

Aos 62 anos, o comerciante Milton Barbosa presta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez, em Cuiabá, e se diz convicto de que irá tirar nota suficiente para ingressar no curso de direito em uma universidade federal. Ele afirmou que resolveu voltar a estudar depois de 45 anos longe da escola para incentivar os seis filhos dele sobre a importância de se ter uma boa formação profissional. Os filhos dele têm idade entre 10 e 16 anos. Segundo Milton, o mais velho cursa o primeiro ano do ensino médio.

"Quero incentivar meus filhos para que não façam como eu fiz", disse, enquanto aguardava para fazer a prova na Universidade de Cuiabá, neste domingo (4). A mulher dele também faz o Enem e, de acordo com ele, os dois se incentivam. O candidato disse estar tranquilo em relação ao segundo dia de prova, em que serão aplicadas questões de matemática, linguagem, bem como a redação, a qual considera ser mais difícil.

Sobre o primeiro dia de prova, Milton avaliou que foi fácil e acredita ter se saído bem. "Não foi tão difícil quanto eu pensava", pontuou. Ele concluiu o ensino médio no ano passado e não fez cursinho preparatório para o Enem mas, independentemente disso, garante estar mais preparado do que muitos candidatos jovens.

Três amigos prestam o Enem em Cuiabá (Foto: Pollyana Araújo/G1)
Três amigos afirmam que estudaram cerca de 12 horas por
dia para o Enem (Foto: Pollyana Araújo/G1)



Diferentemente do comerciante, um grupo de alunos de uma escola particular de Cuiabá estudou em média 12 horas por dia para fazer a prova. Lucas da Silva Deiwes, Mateus Almeida e Nathália Markus, ambos de 17 anos, estão concluindo o ensino médio e se juntavam com outros dois colegas para estudar após o término das aulas. "A gente entrava às 7h no colégio e só saíamos às 21h, mais ou menos", disse Mateus, que pretende fazer medicina.

Ele e Lucas prestam o Enem pela terceira vez, sendo que as duas primeiras foi para testar os conhecimentos. Lucas diz que tem interesse em cursar engenharia da computação, sistema da informação ou engenharia civil, enquanto Nathália busca uma vaga de relações públicas. Todos dizem temer somente a redação neste segundo dia de prova.

Em Mato Grosso, 136.617 candidatos se inscreveram para as provas. No Brasil, a prova terá mais de 5,7 milhões de inscritos e deve ser aplicada em 15.076 endereços.

O G1 faz uma cobertura especial do Enem em tempo real. Repórteres espalhados por 20 estados e no Distrito Federal acompanham todos os passos do exame. Uma hora após o término das provas, o G1 terá um programa ao vivo com professores de cursos pré-vestibulares comentando o que caiu no exame.

VEJA A CORREÇÃO DO 1º DIA

O internauta poderá acompanhar ainda a correção das questões feitas pelos cursinhos pré-vestibulares Etapa, Anglo e Oficina do Estudante em um gabarito extraoficial.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/37026/visualizar/