Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 24 de Outubro de 2004 às 10:54

    Imprimir


Um estudo realizado nos Estados Unidos afirma que o uso de pílula anticoncepcional pode prevenir vários tipos de câncer e doenças cardíacas.

A pesquisa da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva utilizou um banco de dados formado por 67 mil mulheres que usam pílulas anticoncepcionais.

De acordo com o estudo, aquelas que já tomavam a pílula há pelo menos um ano tiveram um índice menor de doenças cardíacas ou câncer no ovário ou no útero.

Médicos envolvidos com a pesquisa afirmam que o hormônio estrogênio, presente em diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais, desobstrui artérias e, portanto, previne doenças cardíacas.

A pesquisa contradiz estudos anteriores, que indicavam que o uso da pílula anticoncepcional contribuía para aumentar o risco de doenças cardíacas.

A presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, Marian Damerwood, disse que a pesquisa aponta para resultados muito interessantes, mas que precisa ser aprofundada.

"Como sempre, as mulheres devem perguntar aos seus ginecologistas sobre o que esses resultados podem representar para elas antes de tomar quaisquer decisões sobre sua saúde", disse Damerwood.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370286/visualizar/