Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 24 de Outubro de 2004 às 10:37
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Distrito de Joselândia, MT - Como parte da iniciativa político-administrativa de governo, de conhecer as mais diversas localidades e saber das reais necessidades da população – principalmente aquelas mais distantes dos centros urbanos, – o governador Blairo Maggi visitou neste sábado (24.10) o distrito de São Pedro de Joselândia (180 km de Cuiabá) no Município de Barão de Melgaço.

Acompanhado pelo secretário de Estado de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, Maggi conversou com moradores do distrito para conhecer suas principais dificuldades, com o objetivo de traçar as ações do Governo que visem levar a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Localizado na região pantaneira, o distrito abriga cerca de 600 moradores que sobrevivem da pesca, da agricultura de subsistência e da criação de porcos e aves. O local conta com uma escola onde é ofertado até o 2º ano do Ensino Médio, porém com infra-estrutura precária e sem condições de atender toda a demanda.

No período de chuvas, a região fica totalmente alagada, o que impossibilita o deslocamento dos moradores às demais localidades vizinhas e a cidades como Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Cuiabá. Com a cheia, os moradores só contam com barcos como meio de transporte, que chegam até Porto Cercado, em Poconé e dali a Cuiabá. "Só em casos de emergência, como uma doença mais grave, é que contamos com o avião, pois as águas não chegam até a pista de pouso", afirma Benedito João da Penha, 58, um dos moradores mais antigos do distrito.

Dentre as principais carências da comunidade, Benedito afirma que a saúde é a mais preocupante. "Não temos um posto de saúde e nem um médico que venha aqui nos atender", diz ele.

"Temos um enfermeiro que faz de tudo, mas precisamos de um médico para nos atender. As doenças mais comuns nós curamos com remédios caseiros e do mato", emenda Leoneta da Guia Taques, mãe de 9 filhos, dos quais um tem problemas auditivos. "Eu não acreditei quando vi que um governador do Estado estava aqui pra conversar com a gente, conhecer o lugar", afirmou Leoneta ao lado do marido, Gonçalo Rodrigues de Amorim. "Agora nós temos esperanças de que vamos ganhar melhorias pra nosso lugar, pois é a primeira vez que um governante vem aqui e se preocupa", disse Gonçalo.

Diante das reivindicações apresentadas pela comunidade, Maggi anunciou o envio de uma equipe médica para atender os moradores, além de outras ações que serão implementadas no local.

Na próxima Expedição "Estradeiro 3 – Bordas do Pantanal", que percorrerá as comunidades ribeirinhas pantaneiras, o distrito será novamente visitado pela comitiva do Governo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370291/visualizar/