Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 23:46

    Imprimir


Diretores, alunos e professores de escolas estaduais de Cuiabá, Várzea Grande e Baixada Cuiabana participaram nesta quinta-feira (21/10), do "1º Intercâmbio de Experiência Exitosa em Gestão Escolar", no auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Ao todo, 50 representantes de escolas estiveram presentes. Os diretores apresentaram projetos desenvolvidos junto à comunidade e que ajudaram na diminuição da violência, no desenvolvimento da escola e na inclusão social do aluno.

Segundo a superintendente da Gestão Escolar, Roberta Maria Castro, com a realização do Intercâmbio, a Seduc pretende estreitar o canal de comunicação entre o órgão e as escolas, para que haja uma contribuição efetiva na resolução dos problemas apresentados por cada uma delas. "Ficar sempre perto da escola, do aluno, conhecer a realidade, participar dos problemas e tentar resolvê-los é nosso objetivo", enfatiza.

Neste primeiro encontro, diretores de duas escolas de Várzea Grande, "Irene Gomes Campos", situada no bairro figueirinha, e "Arlete Maria da Silva", no bairro Asa Bela, apresentaram os projetos que estão mudando a vida da comunidade, dos alunos e das escolas. "Nós temos que fazer o nosso papel. Não adianta criticar a Seduc ou Governo", acrescentou Maria Eugênia Pacelli, diretora da E.E Arlete Maria da Silva.

Os alunos da escola Arlete Maria da Silva fizeram uma apresentação do Folclore Brasileiro. Vestidos de verde e amarelo, os estudantes dançaram ao som da música Brasileirinho, interpretada por Carmem Miranda."Para o ano que vem nós já estamos desenvolvendo um projeto, que se chama Mato Grosso Rumo ao Novo Ideal, que visa valorizar o estado na sua potencialidade respeitando a diversidade cultural", comenta a diretora.

Os alunos que compõem o time de Basquete da E.E. Irene Gomes Campos mantém a invencibilidade de vitórias em quase todos os torneios realizados no Estado. No encontro, eles tiveram a oportunidade de mostrar os troféus que ganharam em 11 anos de disputas. "Aplauso, quem merece são os alunos, pela determinação e força de vontade que demostraram durante todo esse tempo", disse o diretor da escola, Marco Antônio do Prado.

Na escola são realizados ainda, trabalho de campo, feira cultural, horta comunitária, jardinagem, leitura, folclore, olimpíadas e desfile. "As atividades promovem a inclusão social, e é para isso que serve o Intercâmbio para incentivar mais o desenvolvimento de novos projetos nas escolas, que ainda não existem", finaliza o diretor.

Ainda este ano, o Intercâmbio de Experiência deve ser estendido para outras escolas do Estado.




Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370605/visualizar/