Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 21 de Outubro de 2004 às 23:39

    Imprimir


Leitores de impressões digitais, acessórios que abrem portas e transmissores para espionagem são alguns dos aparelhos que estão sendo exibidos na maior feira de tecnologia da Itália, aberta hoje. A feira, chamada SMAU, cobre de ferramentas para engenharia genética a jogos de computadores, mas este ano grande parte dela é dedicada à segurança, num reflexo dos crescentes temores sobre crimes e ataques terroristas.

"Há muitos produtos na área de defesa e proteção de dados. É uma conseqüência ligada ao crescimento da criminalidade", afirmou a organizadora da feira, Solly Cohen.

Falsidade ideológica é um dos principais temores. Somente os Estados Unidos registraram em 2003 um aumento de 33% no número de casos relatados em relação ao ano anterior, para 215 mil.

E com a Internet se transformando em importante ferramenta para militantes que planejam ataques via salas de bate-papo e fóruns de mensagens eletrônicas e publicam notas afirmando serem responsáveis por atentados, a integridade de computadores e dados está no centro das atenções da feira.

Para controlar o acesso a computadores em setores sensíveis, como bancos ou companhias de seguro, a Digent, de Taiwan, exibe um mouse com leitor de impressão digital que substitui o uso de senhas.

A companhia austríaca Ekey trouxe uma tranca que se abre quando o usuário passa o dedo por uma pequena tela que não guarda vestígios da impressão digital do dono que possam ser copiados por um ladrão.

Um dos estandes mais populares entre o público é de uma companhia da pequena cidade-estado de San Marino. A empresa ensina às pessoas táticas de espionagem.

A Global System oferece aos clientes ferramentas para abrir fechaduras e transmissores que podem ser escondidos em relógios, bonés e telefones.

"Alguns destes produtos, como os transmissores, são proibidos na Itália por causa das leis que protegem a privacidade", disse uma porta-voz da empresa. "Mas eles podem ser vendidos em San Marino."




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/370606/visualizar/