Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 15:42

    Imprimir


Com isso sobe para 298 o número de UTIs em funcionamento no Estado sendo que 152 delas são mantidas só pela Secretaria de Estado de Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde estará realizando a abertura dos serviços de mais 10 UTIs para os usuários adultos do SUS, em Cuiabá, nesta quarta-feira (20.10), às 10 horas e 30 minutos da manhã, no Hospital do Câncer. Na ocasião o secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, apresentará ao governador Blairo Maggi, cerca de 30 profissionais médicos que compõem as equipes da Central de Regulação e Supervisão Médica. O objetivo é que o governador tome conhecimento de como os profissionais da Saúde realizam o trabalho de controle da utilização de leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal realizado pela Regulação Estadual.

A instalação dos 10 leitos de UTI no Hospital do Câncer representou um investimento de 756.877 reais em equipamentos computadorizados de última geração, em recursos próprios da Saúde, acrescidos de uma verba de manutenção de 100 mil reais mensais. "Essa é mais uma etapa em busca absoluta de efetivar o número necessário de leitos públicos de UTIs e estabelecer o controle de casos de urgência, emergência e de retaguarda para cirurgias de grande porte. Em relação ao Hospital do Câncer buscamos, com essas UTIs, zerar a fila de cirurgias oncológicas", explicou Marcos Machado.

Com a abertura de serviços para esses 10 leitos sobe para 298 o número de UTIs em funcionamento no Estado sendo que 152 delas são mantidas só pela Secretaria de Estado de Saúde e 146 são credenciadas pelo Ministério da Saúde.

"O Estado já tem outros 10 leitos de UTIs adulto para serem instalados no Pronto Socorro de Cuiabá até a segunda quinzena de outubro. No início do próximo ano está prevista a instalação de mais 20 UTIs, sendo 10 neonatal em Barra do Garças e 10 em Rondonópolis", anunciou Vander Fernandes.

ROTINA - O uso das UTIs obedece a uma série de rotinas que precisam ser seguidas para que a utilização dos leitos resulte no melhor bem para o usuário do SUS. O primeiro passo é a solicitação, pelo médico assistente, do leito UTI à Central de Regulação do SUS. "Uma vez recebida a requisição o médico regulador sai à procura do leito", explicou Vander Fernandes, "sendo que nem sempre ele encontra um disponível e nem sempre ele, o médico regulador, tem segurança da real necessidade do leito pedido".

Nessa situação o médico regulador tem, à sua disposição, uma equipe composta por seis médicos para adultos e seis médicos pediatras, que lhe dão todo o apoio necessário para a tomada da decisão. Se for necessário, a equipe vai até o local onde o paciente se encontra. Verificada a real necessidade do leito ele é liberado e o paciente é transferido para a UTI por meio de uma UTI móvel. "O processo de liberação do leito, embora siga uma rotina específica, ocorre em minutos. O que pode demorar um pouco mais é a transferência do paciente", garantiu Vander Fernandes.

A escalada de instalação de UTIs em hospitais de Mato Grosso vai tornar possível que procedimentos médicos sejam efetuados com mais segurança. Vander Fernandes explicou que elas são necessárias porque "algumas cirurgias de grande porte necessitam de um pós-operatório em UTI. Com a oferta de mais leitos, esse tipo de operação poderá ser feita no Hospital do Câncer, principalmente para pacientes oncológicos".




Fonte: Secom-MT/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371187/visualizar/