Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Outubro de 2004 às 10:49

    Imprimir


A bactéria H pylori, que provoca infecção no estômago, podendo evoluir para gastrite, úlcera de duodeno, câncer e linfoma, atinge 50% da população dos países em desenvolvimento. A informação foi dada pelo professor Henry Cohen, da Organização Mundial de Gastroenterologia, durante a VI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que reúne até quinta-feira (21), cerca de 4 mil especialistas do Brasil e do exterior no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Ele esclareceu que a doença normalmente ocorre por meio da ingestão de alimentos e água contaminados, principalmente entre a população dos lugares onde o saneamento básico e as condições sócioeconômicas são precárias.

O diagnóstico da H pylori é feito por meio de biópsia, através de endoscopia e também com pesquisa de anticorpos no sangue. Na opinião de Henry, o problema é que na maioria dos casos não há sintomas, o que dificulta o diagnóstico e retarda o tratamento. Ele defendeu a realização de campanhas de conscientização junto à população para prevenir a doença. O especialista disse ainda que a erradicação da infecção não é fácil, já que a bactéria, às vezes, torna-se resistente aos antibióticos e podem ocorrer recidivas.

A Organização Mundial de Gastroenterologia abrange 93 sociedades em todo o mundo e congrega 50 mil especialistas.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371253/visualizar/