Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 16 de Outubro de 2004 às 12:29

    Imprimir


A secretaria de Saúde de Sinop estará realizando no uma campanha de prevenção às Hepatites Virais. A campanha começa amanhã, com um pit-stop às 17hs, na avenida Julio Campos, esquina com a avenida Jacarandás. No local serão repassadas orientações preventivas à população além da entrega de adesivos da campanha no local.

Na semana que vem, de segunda a sexta-feira, serão disponibilizadas vacinas contra hepatite B em todas as unidades de saúde do município, para pessoas de 0 a 20 anos, bem como profissionais da área de Saúde e profissionais do sexo, que se encaixam no chamado grupo de risco.

A hepatite B é a mais perigosa das hepatites virais. Estima-se a existência de mais de 350 milhões de portadores crônicos do vírus da hepatite B, representando mais de 5% da população mundial. Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose. Uma preocupação importante é a forte correlação entre a ocorrência de câncer de fígado e a incidência de infecções crônicas por hepatite B.

Semelhante ao vírus da imunodeficiência adquirida (AIDS), o vírus da hepatite B é transmitido através do contato com sangue e fluídos corpóreos (saliva, leite e sêmen) de uma pessoa infectada. Existe, também, a possibilidade de transmissão de mãe para filho, no momento do nascimento, que se traduz numa forma de contágio especialmente grave e comum nas zonas hiperendêmicas dos paises em desenvolvimento, onde a maior parte dos infectados contrai o vírus durante a infância. Assim, além da transmissão por via sexual e perinatal, o compartilhamento de agulhas e outros agentes perfurantes (tatuagens, piercing, etc.), procedimentos odontológicos, cirúrgicos, hemodiálise e transfusões de sangue e derivados (fora da recomendação técnica de biossegurança) também contribuem para a disseminação do vírus.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371607/visualizar/