Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Outubro de 2004 às 12:34

    Imprimir


O convenio firmado entre a Saúde e o Hospital Geral Universitário (UNIC) possibilita o custeio do tratamento reabilitador.

O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, recebeu reconhecimento oficial de sua atuação à frente da Secretaria de Estado de Saúde, por parte da Ordem dos Advogados do Brasil-secção Mato Grosso, no tratamento de portadores de fissuras lábio-palatais. O tratamento da doença vinha sendo feito apenas no Centro de Referência do município de Bauru, em São Paulo.

A presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB/MT, Luciana Serafim da Silva Oliveira, ressaltou o aspecto econômico da medida ao lembrar que "o benefício é das famílias dos portadores da doença, uma vez que o tratamento envolvia muitos custos de deslocamento, alojamento, transporte e alimentação dos acompanhantes".

Luciana Serafim explicou que "o tratamento reabilitador necessita de uma equipe multidisciplinar que acompanha o doente desde o nascimento até os 18 anos de idade, bem como intervenções cirúrgicas por etapas. Sendo tratamento de alta complexidade e de alto custo, os portadores da doença muitas vezes abandonavam o tratamento por falta de dinheiro, o que gerava seqüelas físicas e psico-sociais irreparáveis e até mesmo afastando-o do convívio de seus familiares".

O documento, assinado pelo presidente Francisco Anis Faiad e pela presidente das Comissões de Direitos Sociais, Luciana Serafim da Silva Oliveira, tratou da assinatura de um convênio firmado pela secretaria de Estado de Saúde com o Hospital Geral Universitário (Unic), com o objetivo de custear o tratamento reabilitador dos indivíduos portadores de fissuras lábio-palatais, proporcionando condições para a realização das cirurgias reparadoras com a filosofia da interdisciplinaridade, o que significa a reabilitação e integração social dos portadores da doença.

O documento menciona que o "Estado que tem o privilégio de possuir em seus cargos majoritários homens capazes e com firmes propósitos de eqüidade, homens que não medem esforços ao reconhecer serviços e pessoas que se dedicam às causas justas com benefícios coletivos" é feliz e atribuiu ao secretário Marcos Machado o papel de atuar dessa maneira na Saúde de Mato Grosso. Para o presidente da Ordem, Francisco Anis Faiad, quem ganha com esse tipo de gestor é a sociedade.

A OAB se colocou à disposição para somar esforços no sentido de transformar o Estado num centro credenciado de Referencia Nacional na Reabilitação e Integração Social dos Portadores de Malformação Orofaciais da região Centro-Oeste.

A presidente da Comissão de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Mato Grosso, Luciana Serafim da Silva Oliveira, justificou que a intenção do documento é "parabenizar, em nome da diretoria da Ordem, o secretário Marcos Machado pela atenção dada ao tratamento de excelência dos portadores de fissuras lábio-palatais e por tantos outros grandes feitos, oriundos da Secretaria, em atenção especial à Saúde".




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371923/visualizar/