Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Outubro de 2004 às 12:13

    Imprimir


Devido às manifestações de preocupação dos estudantes do ensino médio sobre segurança no vestibular em Mato Grosso, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, solicitou à Polícia Federal (PF) informações sobre possíveis indícios de fraude.

A preocupação dos pré-vestibulandos surgiu quando o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria, no dia 18 de setembro, onde Mato Grosso aparecia (em um mapa) entre os alvos citados por fraudadores. Desde então começaram a chegar os questionamentos até a instituição, apesar de em nenhum momento ter sido citada.

Em resposta à UFMT, o delegado Marcos Antonio Farias, superintendente em exercício da Regional da PF em Mato Grosso, diz que 'em conjunto com outras unidades policiais em diversas regiões do país, desenvolveu intensas investigações com o objetivo de verificar a possibilidade de ocorrências de fraudes em concursos públicos e vestibulares, dessa feita, realizando atividades na área de inteligência e ainda ações ostensivas, restando concluir pela inexistência de indícios concretos que permitam a conclusão de que grupos criminosos tenham efetivamente atuado neste Estado'.

Speller assegurou que a Coordenação de Exames Vestibulares (CEV) fez um levantamento detalhado internamente, que também, demonstrou a inexistência de qualquer indício. 'Os estudantes podem ficar tranqüilos, que trabalhamos com um sistema de controle o mais seguro possível, dentro das novas tecnologias'. Afirmou, ainda, que 'passa no vestibular quem estiver melhor preparado e se alguém tiver alguma informação concreta, se for procurado, que leve a denúncia às autoridades, o que é uma obrigação de todo cidadão'. O documento emitido pela PF vai ser remetido a diretores de outras escolas de nível médio públicas e privadas.

No ofício, o superintendente coloca-se à disposição para ações preventivas que possam 'coibir eventual e futura atuação de fraudadores'.

O vestibular 2005 da UFMT será realizado nos dias 21 e 22 de novembro e a PF já reiterou a atuação preventiva, neste período, nos locais de provas. O exame ocorre nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Pontal do Araguaia e Sinop.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/371928/visualizar/