Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 21:13

    Imprimir


Usar telefones celulares durante pelo menos dez anos aumenta o risco de neuroma acústico, um tumor benigno no nervo auditivo, segundo estudo divulgado hoje pelo Instituto Karolinska, da Suécia. O risco se restringe ao ouvido normalmente usado, e não há indicações de que ele exista para quem use os telefones durante menos de dez anos.

O Instituto Karolinska é uma das principais faculdades de Medicina da Europa e um importante centro de pesquisas biomédicas. É também a entidade que concede os prêmios Nobel de Fisiologia e Medicina.

"Na época em que o estudo foi conduzido, só celulares analógicos eram usados há mais de dez anos, e, portanto, não podemos determinar se os resultados se restringem aos telefones analógicos ou se os resultados seriam similares também após o uso prolongado de telefones digitais (GSM)", disse nota do instituto.

Atualmente, o mercado da telefonia celular é dominado pela tecnologia GSM, que substituiu os "tijolões" analógicos em grande parte do mundo na década passada. As empresas do setor afirmam que não há evidências científicas de riscos à saúde provocados pelos celulares.

O Instituto Karolinska disse que 150 pessoas com neuroma acústico e 600 saudáveis participaram do estudo. "O risco quase dobrou para as pessoas que começaram a usar seus celulares pelo menos dez anos antes do diagnóstico", disse a nota. "Quando se leva em conta do lado da cabeça normalmente usado (para falar ao celular), descobrimos que o risco de neuroma acústico era quase quatro vezes maior nesse lado e virtualmente normal no outro."

A cada dia, milhares de pessoas em todo o mundo compram o seu primeiro celular ou substituem seus velhos modelos por aparelhos mais avançados, que tocam músicas e tiram fotos.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372065/visualizar/