Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 13 de Outubro de 2004 às 18:58

    Imprimir


Pela primeira vez, desde que o Censo da Educação Superior é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o número de matrículas na educação superior foi maior que o número de alunos concluintes do ensino médio. Os dados do Censo 2003 foram apresentados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coletou as informações em 1.859 instituições públicas e privadas de ensino superior.

O número de vagas criadas no ensino superior cresceu 12,9% em relação ao ano anterior, mas, na prática, só ocorreu nas universidades particulares que demonstraram um aumento de 16,5% em relação a 2002. Nas instituições públicas foi registrada uma queda de 4,8% de 15,4% nas estaduais e 2,2% nas federais. Apenas as universidades municipais que cobram mensalidades houve crescimento de 23,3%.

No aspecto geral, os resultados demonstram que, no momento em que a pesquisa foi realizada, estava mais fácil entrar num curso superior. “Há mais vagas no ensino superior do que de formandos no ensino médio”, destacou o diretor do Departamento de Estatística e Avaliação do Ensino Superior do Inep, professor Dilvo Ristoff.

Para o presidente do Inep, professor Eliezer Pacheco, não se pode interpretar esse dado como uma tendência. Segundo ele, o fato de existirem mais vagas na educação superior do que alunos concluindo o ensino médio, não significa que todos os estudantes que tentam entrar numa universidade estão conseguindo cursar a faculdade.

Ele destacou que, muitas vezes, há dificuldades financeiras por parte do aluno em pagar uma faculdade privada, o que acaba causando uma demanda reprimida. “A pressão sobre o ensino médio começa a se acentuar e, em função disso, o MEC começa também a tomar medidas afim de ampliar, rapidamente, o ensino médio em nosso país”, disse ele.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/372095/visualizar/