Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 14:43

    Imprimir


Os gerentes estão se preparando para treinar os técnicos dos SUS.

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública, deu início ao 2º módulo do curso de Gerenciamento de Unidades de Saúde. O curso visa capacitar 30 servidores da Saúde que trabalham nos escritórios regionais.

O curso está inserido no plano de ação da Secretaria, o de implementar, orientar e avaliar em 100% a capacitação e formação de Recursos Humanos. "No caso específico desse módulo, os servidores dos escritórios regionais receberão subsídios e informações sobre gestão pública para, posteriormente, serem os multiplicadores das informações e do aprendizado e aptos a capacitar profissionais de saúde no seu próprio município", disse Nilene Duarte, diretora adjunta da Escola de Saúde Pública.

Paula Taniuchi, técnica do Escritório Regional de Juara, que participa do curso, disse que esse tipo de capacitação é muito importante. "Participar desse módulo está sendo muito esclarecedor. O que tenho percebido é que a partir desse curso minha participação na administração pública será mais profissional, com conhecimentos ampliados, e com boa resolutividade nas ações que devo desenvolver", disse.

Além dos cursos contínuos de formação, a unidade disponibiliza treinamentos para o servidor da saúde recém-empossado. "Nesses treinamentos falamos da nova estrutura organizacional da Ses, dos princípios do SUS, da política estadual de saúde, do código de ética e do estatuto do servidor Público, do plano carreira e do processo de avaliação e desempenho do servidor, disse Nilene Duarte".

Outra ação importante da Escola, destacada pela diretora, é a implantação do projeto Educação para Jovens e Adultos. "O projeto é baseado na formação de tele-salas, nas quais o aluno-servidor assiste aos programas de Telecursos de 1º e 2º grau, sob a orientação de um professor da Secretaria de Educação (Seduc), que tira as eventuais dúvidas. Quando o aluno está preparado, a Seduc agenda a prova e aplica posteriormente", diz a diretora.

Já a diretora da Escola de Saúde Pública, Marta Bumlai reafirmou que as atividades desenvolvidas na instituição estão voltadas à valorização do servidor do SUS. "O objetivo é aprimorar habilidades e talentos e dar uma qualificação integral na área do conhecimento".

E os cursos não são direcionados apenas ao servidor da Ses, mas a todo profissional da área de saúde, inclusive dos municípios do interior do Estado. Estamos trabalhando atualmente com 52 cursos técnicos profissionalizantes na área de saúde, o que corresponde a mais de 2.000 alunos atendidos em Mato Grosso", diz ela.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373024/visualizar/