Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Outubro de 2004 às 11:17

    Imprimir


Trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e cultura desenvolvidos pela Instituição foram apresentados.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresenta para a comunidade cacerense o resultado dos trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e cultura desenvolvidos pela Instituição, por meio da atuação do Campus Universitário Jane Vanini, em evento denominado "Campus na Praça" realizado durante esta terça-feira (05.10), na praça Barão do Rio Branco, no centro histórico de Cáceres.

Antecipando as comemorações do aniversário de 226 anos da cidade, completados hoje (06), o Campus na Praça, marca a mobilização de toda a comunidade acadêmica, envolvendo a apresentação e socialização de 48 projetos voltados para ações extensionistas, de pesquisa, iniciação científica e cultural.

"A Universidade reafirma o seu compromisso de romper os muros da academia e vir até a comunidade prestar contas do trabalho desenvolvido" afirma o reitor da Unemat, Taisir Karim, em visita aos estandes.

Contando com a participação de cerca de mil pessoas, o evento envolve professores e alunos da rede estadual e municipal de ensino, organizações não-governamentais, entidades civis, movimentos religiosos e comunidade em geral.

Entre as atividades promovidas, oficinas, painéis, sala de leitura, jogos e outras representações lúdicas, além de Mostras com demonstrações de conhecimentos desenvolvidos nas áreas de saúde, ciências humanas, sociais, tecnológicas e exatas. Um dos exemplos é o Projeto Genoma que possibilitou em seu estande a verificação da tipagem sanguínea, a variabilidade genética pela impressão digital, análise da variabilidade genética da população e a extração do DNA das células da mucosa bucal.

A promoção da Noite Cultural marcará o encerramento do evento, com apresentações dos projetos culturais desenvolvidos pelo campus, tendo a participação de grupos de danças de escolas do município. Representações de Teatro e coral universitário, banda de música da Unemat e Grupo Guató serão algumas das atrações da noite que conta ainda com a apresentação dos projetos arte popular e arte de rua.

Segundo a coordenadora regional do Campus, Nilce Maria da Silva, além de atividades de cunho científico e cultural o evento tem como objetivo apresentar a estrutura organizacional do Campus e promover a integração da Universidade com a comunidade. "Essa primeira experiência aproxima ainda mais a Unemat da população cacerense por possibilitar a demonstração do que estamos fazendo e abrir novos espaços de integração cm a comunidade", avalia a coordenadora.

O município de Cáceres configura-se como o berço da Unemat por seu surgimento em 1978, como Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC), ocasião em que ofertava três cursos.

Atualmente a Universidade, por meio do Campus Jane Vanini em Cáceres atende a 2.711 acadêmicos regularmente matriculados nos cursos Agronomia, Ciências Biológicas, Contábeis, Computação, Direito, Enfermagem, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia.




Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373053/visualizar/