Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 05 de Outubro de 2004 às 15:33
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Um importante fórum de discussões aberto nesta terça-feira (05.09) colocou em debate a Política Estadual de Nutrição. O 1º Seminário de Alimentação e Nutrição está discutindo o assunto nos dias 5 e 6 de outubro na Escola de Saúde Pública. O evento tem como estratégia a busca de parceiros para implementação e implantação das diretrizes da Política Estadual de Alimentação e Nutrição.

Para alcance do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição são definidos alguns critérios: estimulo às ações intersetoriais com vista ao acesso universal dos alimentos, garantia da segurança e da qualidade dos alimentos, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e de doenças associadas à alimentação e nutrição.

O Secretário Adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho salientou na abertura do evento que para atingir os objetivos das diretrizes da Política Nacional é necessária a participação de todos para garantir a qualidade de vida e uma alimentação digna para toda população. “Não se faz ação nenhuma se não tivermos o estímulo do elemento humano para traçar as diretrizes ao acesso universal aos alimentos”.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, atesta o compromisso do Ministério da Saúde com os males relacionados à escassez alimentar e à pobreza e as altas taxas de prevalência de sobrepeso e obesidade, na população.”Temos uma conjuntura política que estabelece e garante como elemento fundamental à qualidade nutricional de toda população. A estratégia global da política nacional é embasada em pesquisas científicas que visam as doenças crônicas não transmissíveis. Dentre elas podemos enfatizar a obesidade, um dos maiores problemas da atualidade e que estão relacionados à falta de qualidade de vida das pessoas que constituem como requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde”, disse a Supervisora Técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

A obesidade na população brasileira está se tornando bem mais freqüente do que a própria desnutrição infantil, sinalizando um processo de transição epidemiológica que deve ser devidamente valorizado no plano da saúde coletiva.

As palestras do 1º Seminário de Sensibilização em Ações de Alimentação e Nutrição serão ministradas pela Supervisora Técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Carvalho que falará sobre a Estratégia Global para Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde; pela técnica da Coordenação Geral do Ministério da Saúde em Política de Alimentação , Michele Lessa de Oliveira, sobre Apresentação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e pela responsável técnica da área de Alimentação e Nutrição de Mato Grosso ,Gláubia Rocha Barbosa Relvas , que estará apresentando a Política Estadual de Alimentação e Nutrição e as ações do Estado.

Participaram da abertura do evento, o Secretário Adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho representado o Secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, o Superintendente Adjunto de Atenção Integral à Saúde, Luis Fernando Rogério, representando Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Victor Rodrigues, responsável pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Ses, Gláubia Rocha, Coordenadora de Ações Programáticas, Áurea Assis Lambert e a Supervisora Técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373114/visualizar/