Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 27 de Setembro de 2004 às 16:59
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


O Ministério da Saúde reconhece ações de Mato Grosso no controle da tuberculose. O Estado mantém nos últimos cinco anos, após a implantação e implementação do Tratamento Diretamente Observado, um índice de cura de 80% e uma redução de 18% para 6,8% no abandono do tratamento. "Embora Mato Grosso esteja no 14º lugar no ranking nacional dos casos da doença, com uma média de 1.100 casos por ano, nenhum Estado ainda alcançou os resultados que nós alcançamos na cura da tuberculose", esclareceu a responsável pela área técnica da tuberculose da Ses, Simone Gutierrez.

Para obter esse resultado o Estado vem investindo com ações estratégicas de resolutividade, com atendimento personalizado nas residências (detectar, tratar e curar), a continuidade de tratamento, a atenção às áreas indígenas, de assentamento, de garimpo e da periferia urbana. Além da qualificação dos serviços de saúde para a doença, capacitações dos técnicos, fóruns e atividades de vigilância. "A partir dessas ações que estão sendo desenvolvidas é que conseguimos alcançar o índice de 80%. Pretendemos atingir 85%, que é a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde", esclareceu Simone Gutierrez.

O Ministério da Saúde lançou em todo o país no último dia 22 a campanha nacional que tem como slogan "Tuberculose tem Remédio", com o objetivo de levar à população esclarecimentos sobre a doença, cujo controle é prioridade para o Governo Federal. Paralelamente à campanha nacional, Mato Grosso desenvolve o Terceiro Fórum Estadual de Tuberculose com o tema "Tuberculose ainda um tema atual", no Hotel Fazenda Mato Grosso nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir das 13h.

O Fórum vai servir como um ponto de troca de informações, no qual peritos de fora do Estado vêm para trazer novos conhecimentos sobre o assunto e conhecer a experiência de Mato Grosso. É o caso do médico José Rosemberg, 95 anos, assessor ao Ministério da Saúde para o controle da tuberculose, autor de inúmeras obras na luta contra a doença, pesquisador e perito da Organização Mundial da Saúde, que vem falar sobre as Novas Perspectivas na Prevenção da Tuberculose.

José Rosemberg é um dos pioneiros mundiais de pesquisas que comprovam a tolerância por pessoas de todos os níveis de vida da Vacina BCG. Foi por meio dessa pesquisa que se convencionou o uso indiscriminado da vacina para o controle da doença. Rosemberg desenvolveu programas de vacinação em massa nos Estados de São Paulo e Goiás, totalizando mais de um milhão de escolares e adolescentes. Foi agraciado, pelo governo da França, com a Ordem de Palmas Acadêmicas em grau de Comendador.

A meta do evento é traçar um novo panorama das ações que estão e serão desenvolvidas pelo Estado e capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde e dos serviços privados, bem como estudantes da área da saúde, a fim de atualizar os profissionais sobre o tema da tuberculose quanto aos diagnósticos, prevenção e terapêutico. "A partir desse Fórum pretendemos fomentar a integração entre o Programa de Controle da Tuberculose e as instituições formadoras de profissionais de Saúde ao mesmo tempo em que estimulamos instituições e profissionais na produção do conhecimento científico na área da tuberculose", disse Simone.

No fórum serão discutidos diversos temas como: o panorama da tuberculose em Mato Grosso, a tuberculose na infância, a tuberculose na população indígena, além de inúmeros debates e discussões sobre a situação da doença no Estado de Mato Grosso.

A Ses oferece permanentemente aos profissionais de saúde das redes municipais todo treinamento básico para diagnosticar a Tuberculose, tanto para os agentes de saúde que agem de porta em porta como para os auxiliares, técnicos em enfermagem e paramédicos. Essas capacitações acontecem com o intuito de melhor atender ao usuário do SUS, para que se possa fazer um tratamento mais rápido. "Com essas ações", lembrou Simone Gutierrez, "a Ses pretende não dar folga no combate à doença e manter uma sintonia fina com o programa do Ministério da Saúde. Uma prova disso é que, assim que o Ministério realizou reuniões para avaliar o andamento do controle da tuberculose nos Estados nós, aqui em Mato Grosso, já seguimos essa rotina de capacitar e atualizar conhecimentos de ações de Saúde".

DOENÇA - A tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar que pode atingir todos os órgãos do corpo em especial os pulmões. Os sintomas são tosse com escarro por três semanas ou mais, falta de apetite e emagrecimento, dor no peito e nas costas, fraqueza e cansaço, suor noturno e febre baixa. A doença pode ser prevenida com a vacina BCG-ID, que a criança deve tomar ao nascer e mais uma dose de reforço a partir dos seis anos de idade.

São parceiros do evento, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde por meio do CERMAC (Centro Estadual de Média e Alta Complexidade) e a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/373935/visualizar/