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Tecnologia
Sábado - 25 de Setembro de 2004 às 09:35

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Nova York - Pesquisa realizada nos EUA mostra que a internet é a única forma de informação e entretenimento na qual os americanos passam mais tempo hoje do que há um ano, e que a mídia online já supera a televisão como mídia preferida entre as pessoas de 18 a 54 anos de idade.

Quarenta e sete por cento dos entrevistados disseram passar mais tempo na internet, hoje, do que há um ano. Já 35% disseram passar menos tempo hoje jogando videogames ou jogos de computador, e 28% dizem passar menos tempo vendo TV. Além disso, 83% dos entrevistados disseram que ler uma reportagem na internet é tão bom ou melhor do que ler num jornal.

Esses são alguns dos resultados do Estudo Geral de Mídia da Online Publishers Association (OPA). Trata-se da quarta edição de uma série de pesquisas que buscam dar uma visão detalhada do consumidor de mídia na faixa de 18 a 54 anos. O estudo, conduzido por Frank N. Magid Associates, examina diversas atitudes das diferentes gerações em relação a internet, televisão, rádio, jornais e revistas.

O estudo pediu que os entrevistados comparassem a qualidade do consumo de conteúdos online e offline. Os meios de comunicação online conseguem avaliações superiores na comparação direta com as mídias offline em todas as faixas etárias.

Por exemplo, 97% acreditam que os meios online são melhores ou tão bons quanto as revistas como fonte de informação sobre música e outros produtos. Além disso, 83% dizem que ler uma reportagem na internet é melhor ou tão bom quanto ler num jornal, e 67% dizem que um videoclipe online é tão bom ou melhor que assistir vídeos musicais na TV.

Vídeos mais longos têm uma avaliação menos favorável online, com 63% acreditando que é melhor vê-los na televisão.

Internet informa, TV diverte

O estudo também mostra que a internet e a televisão são as duas mídias favoritas entre as pessoas de 18 a 54 anos. Respondendo à pergunta Se você só pudesse usar duas mídias na sua vida, quais usaria?, 45,6% dos entrevistados citaram a internet como primeira escolha, seguida por 34,6% que escolheram a televisão.

A terceira mídia mais citada em primeiro lugar é o livro, com 7,5%, seguido pelo rádio (3,2%), jornais (3,2%), vídeos e DVDs (2,85), videogames e jogos de computador (2,1%) e revistas (0,9%).

A internet tem mais probabilidade de ser a primeira opção de mídia no grupo de 18 a 24 anos de idade, com 50,5% escolhendo o meio online, comparados a 28,5% que preferem a televisão.

Entre todos os entrevistados, internet e televisão são, de longe, os meios mais utilizados. Quarenta e um por cento e 52% informam usar a internet (excluindo e-mail, mensagem instantânea e chat) e televisão, respectivamente, entre 2 e 5 horas por dia, durante a semana. Dezenove por cento informam usar a internet mais de 5 horas por dia durante a semana, enquanto 15% vêem televisão mais de 5 horas por dia por semana.

A internet é mais usada para fins de informação, enquanto a TV é mais usada para entretenimento. Setenta e três por cento dos entrevistados declararam a internet como parte importante do dia e fonte de informação sobre temas interessantes, e 65% disseram que a internet é uma fonte de informações úteis sobre produtos e serviços.

Já 86% disseram que assistem à televisão por entretenimento, com 65% indicando que ver TV é uma forma importante de relaxar.

Leia menos, confie mais

Não há diferenças significativas entre as faixas etárias quanto à atitude frente a internet, a televisão e revistas. No entanto, a importância do jornal muda perceptivelmente de uma faixa para a outra, com 38% dos leitores de jornais, de 35 a 54 anos, dizendo que essa leitura é parte importante do dia, contra 17% dos leitores de 18 a 24 anos que pensam o mesmo.

Em geral, a atitude é mais favorável aos jornais entre o grupo de 35 a 54 anos, com uma exceção notável - confiança. Cinqüenta por cento dos leitores de jornal de 18 a 24 anos dizem que confiam nas notícias publicadas nos jornais, comparados com apenas 35% dos leitores entre 35 e 54 anos.

Quarenta e cinco por cento dos entrevistados na faixa de 18 a 24 anos dizem que procurariam notícias nacionais primeiro na internet (contra 29% de 35 a 54 anos), enquanto que 58% procurariam primeiro na internet a previsão do tempo (contra 49%) e 51% para esportes (contra 41%).

O Estudo de Mídia por Gerações é uma pesquisa realizada em escala nacional nos EUA, online, feita com 1235 entrevistados. Os entrevistados compõem uma amostragem representativa dos sexos na população dentro de três faixas etárias: 18 a 24 anos, 25 a 34 anos, 35 a 54 anos. Resultados completos podem ser acessados em www.online-publishers.org.

Viver offline? Impossível

Outro estudo, divulgado pelo Yahoo e pelo grupo de mídia OMD, mostra que praticamente metade dos usuários da internet nos Estados Unidos encontra grandes dificuldades para viver sem a rede.

Voluntários receberam US$ 950 para passar duas semanas fora da internet. O resultado, no relatório da pesquisa, foi comparado aos sintomas de abstinência de dependentes químicos. Quarenta e oito por cento dos participantes disseram que não conseguiriam prosseguir sem acesso à rede por mais do que as duas semanas do teste.

Os participantes descobriram dificuldades em diversos setores de suas vidas, como marcar viagens, acompanhar resultados de jogos, manter contato com os amigos e pagar contas.





Fonte: Agência Estado

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