Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 20 de Setembro de 2004 às 15:41

    Imprimir


Com as atuais condições climáticas, Pires faz um apelo à população mato-grossense, para que as queimadas diminuam no estado.

A Grande Cuiabá está há mais de dois meses sem chuvas. As populações da Capital e de Várzea Grande estão sofrendo com a estiagem de 68 dias. De acordo com o 9° Distrito de Meteorologia de Várzea Grande, a última chuva registrada na região foi no dia 14 de julho, com 40mm.

Durante todo o mês de agosto não foi registrado nem um milímetro de chuva. Este mês ainda não choveu e, de acordo com o Distrito de Meteorologia, não há previsão de chuvas para os próximos dias. Por isso, o secretário especial do Meio Ambiente, Moacir Pires, fez um apelo à população para que respeite o período proibitivo de queimadas, que está prorrogado por tempo indeterminado.

"Estamos pedindo a colaboração de todos para que não queimem neste período, pois a umidade do ar está baixa, o clima está extremamente seco e não há previsão de chuvas para maior parte do Estado", disse Pires.

O secretário também destacou o trabalho da Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente) neste período. "A Fema desenvolveu todo um trabalho de Educação Ambiental, nos municípios que mais queimaram em 2003, nos assentamentos e com a sociedade civil organizada, antes do período proibitivo, justamente porque entendemos que a parceria das pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer ação ambiental. Mas, as queimadas continuam e isso me deixa muito triste", completou.

As equipes da Fema e dos outros órgãos competentes continuam fiscalizando as queimadas no Estado e autuando àqueles que não respeitarem a proibição. "Nós continuaremos em campo, fiscalizando, monitorando e multando quem queimar, até que Fema e Ibama definam o fim do período proibitivo e Ibama volte a autorizar as queimadas", ressaltou Walter Coelho, coordenador de fiscalização florestal da Fema.

Os municípios que registraram o maior número de focos de calor foram Colniza, Vila Rica, Querência, Paranatinga e Itanhangá. O único município que não apresentou nenhum foco de calor, durante este período, foi Araputanga.




Fonte: Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374342/visualizar/