Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Setembro de 2004 às 14:45
Por: Andréia Araújo

    Imprimir


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal discute nesta quarta-feira a possível ratificação do Brasil à Convenção Quadro da Organização Mundial de Saúde (OMS) que prevê o controle do tabaco. O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, e se for aprovado no Senado bastará a sanção presidencial. Para o secretário-executivo da Câmara Setorial do Fumo, Francisco Signor, se essa proposta passar no senado mais de 1,2 mil agricultores vão perder o emprego.

Segundo os dados da Câmara Setorial, o Brasil é o país que mais exporta produtos derivados do fumo. Os produtores avaliam que 1 hectare plantado com fumo vale hoje no mercado cerca de R$ 1,2 mil, já outras culturas, como a soja, não passam de R$ 500 o hectare. “A plantação de fumo é muito rentável. Vai ser muito difícil convencer um agricultor a trocar de cultura”, disse Signor.

A justificativa da OMS é que com as dificuldades para a compra do fumo diminua o número de fumantes. Para Francisco Signor, a possibilidade da proposta não passar é mínima. “A bancada da saúde está unida e forte para a aprovação desta proposta”, disse.

Dados da OMS revelam que por ano mais de 10 mil pessoas morrem em decorrência do fumo. No Brasil, um terço da população adulta fuma, sendo 11,2 milhões mulheres e 16,7 milhões homens. O alto índice de pessoas que fumam no País também está relacionado ao preço do cigarro, considerado o sexto mais barato do mundo.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374544/visualizar/