Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 14 de Setembro de 2004 às 16:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) por meio do CERMAC (Centro Estadual de Média e Alta Complexidade), em parceria com a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos, promove entre os dias 30/09 e 01/10/2004 no Hotel Fazenda Mato grosso o III Fórum Estadual de Atualização em Tuberculose em período integral.

O Fórum tem como finalidade capacitar profissionais da área da saúde para diagnóstico e terapêutica da Tuberculose. "Apesar do Estado de Mato Grosso dedicar atenção especial à doença, o Fórum vem com o objetivo de fortalecer as ações relacionadas à melhoria dos diagnósticos por partes dos profissionais da saúde, poupando assim o paciente de maiores sofrimentos", explicou a Gerente de Pneumologia e Tuberculose, Miriam da Silva Alves.

De acordo com a Gerente de Pneumologia e Tuberculose, a partir desse Fórum os técnicos esperam melhorar as condições de diagnósticos do paciente, para que o mesmo possa ter uma cura mais rápida.

O diagnostico da tuberculose é feito em qualquer Centro de Saúde através do teste do escarro ou da radiografia. O teste de escarro é realizado a partir de duas amostras que podem ser coletadas.

"Uma vez diagnosticados os sintomas da tuberculose os pacientes são submetidos a um tratamento supervisionado gratuito, em casa ou nos Centros de Saúde, por um período de seis meses", explicou Miriam da Silva Alves.

No evento serão discutidos diversos temas como: o panorama da tuberculose em Mato Grosso, a tuberculose na infância, a tuberculose na população indígena, além de inúmeros debates e discussões sobre a situação da doença no Estado de Mato Grosso.

Alem desse Fórum a Ses oferece permanentemente aos profissionais de saúde das redes municipais todo treinamento básico para diagnosticar a Tuberculose, tanto para os agentes de saúde que agem de porta em porta como para os auxiliares, técnicos em enfermagem e paramédicos. Essas capacitações acontecem com o intuito de melhor atender ao usuário do SUS, para que se possa fazer um tratamento mais rápido. "Com diagnóstico correto aumenta a possibilidade de cura total num período mais curto", declarou Mirian.

O evento é voltado para profissionais da área medica e tem carga horária de 13 horas. Profissionais de renome na área de tratamento da Tuberculose participarão do Fórum, dentre eles se destaca o médico José Rosemberg, autor de inúmeras obras na luta contra a Tuberculose, que vem falar sobre as Novas Perspectivas na Prevenção da Tuberculose.

DOENÇA - A tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar que pode atingir todos os órgãos do corpo em especial os pulmões. Os sintomas são tosse com escarro por três semanas ou mais, falta de apetite e emagrecimento, dor no peito e nas costas, fraqueza e cansaço, suor noturno e febre baixa. A doença pode ser prevenida com a vacina BCG-ID, que a criança deve tomar ao nascer e mais uma dose de reforço a partir dos seis anos de idade.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/374569/visualizar/